ARLA/CLUSTER: APRS/Echolink's e outros...

CT2HKY ct2hky gmail.com
Domingo, 31 de Maio de 2009 - 22:01:13 WEST

Olá 73's a todos vós.

Eu, tal como duas ou três dezenas de colegas Radioamadores, em representação de associações de amadores legalmente constituídas, estivemos presentes numa das 3 reuniões que gentilmente a Anacom resolveu, e muito bem, fazer com as associações de Radioamadores, para apresentação do novo diploma, que servirá de base legal para uns bons anos, pois, este diploma é muito flexível, permitindo e pensando o futuro a cada dia que seja necessário.

Tal como referi, fui em representação de uma associação, como tal, não fui lá unicamente para tratar de assuntos pessoais, pois, um radioamador dentro de uma associação, que não sendo dele, tem a obrigação pelo menos moral, de a representar e de meter todos os assuntos desta, em primeiro lugar, feliz ou infelizmente, espero não ser o único a pensar assim.

Como tal, e em virtude de a associação que represento ter node's de packet, digi's de aprs, estações meteorológicas, e um echolink a trabalhar numa das suas instalações, logo me preocupei em saber como seria, obtive uma resposta, que foi-me dada em frente de muitos outros colegas Radioamadores, nós, sendo pessoas honestas e serias, desligava-mos tudo caso fosse este o entendimento, mas, pelo menos eu, fiquei com a sensação de uma abertura muito razoável e sensata, concordando eu, de que não era justo no dia 1 de Junho de 2009 morrer o Radioamadorismo do aprs, do echolink e/ou do packet em Portugal, somente por haver uma alteração legislativa e não ter havido atempadamente espaço para que tais sistemas fossem regulamentados e por sua vez legalizados.

Em resumo, nasceu-me agora mesmo um apetite muito grande de saber ou conseguir entender o porque, de 2 dias antes do tal apagão, prometido por alguns, saber qual é o objectivo ou a finalidade, querendo deixar de lembrança, que ninguém vai conseguir passar à frente de ninguém, que ninguém vai conseguir algo, que outros não conseguiram, isto, caso o código de processo administrativo continue a ser cumprido como até agora, e assim é igual para todos, digo eu...!!!

Todo o material de que sou responsável, estará ligado até ao dia em que a falta de licenciamento, seja da minha responsabilidade processual, até lá, tudo funcionará normalmente, excepto, se a Anacom me informar do prejudicial funcionamento que algo esteja a ter ou causar.