ARLA/CLUSTER: Novas Taxas, um pouco mais compacta e arrumadinha .

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt

Colega Mourato, permita-me uns reparos.

Esta questão é um pouco ambígua para poder retratada de forma tão
simples. Não de forma alguma tão linear como a apresenta.
O serviço de rádiodifusão é regido por outros decretos que não o do
serviço de amador e amador por satélite.
Os serviços comerciais da mesma forma, ou então seriam os rádios que
teriam licença? Obrigação em se identificar?

Assim sendo os rádio já deviam vir com licença, à semelhança do que
acontece com os cartões do telemóveis, com  o número no cartão.
Todos que possuíssem  rádio de HF com o modo de CW teriam uma estação
habilitada a transmitir  morse.

São coisas distintas, e no serviço de amador a licença de estação está
directamente relacionado, diria mesmo, correlacionado com o seu detentor.
Daí o indicativo ser alterado com as alterações de classe. Por isso
colegas aprovados em exame, podem obter indicativo mesmo sem terem uma
estação.

As estações autónomas (repetidores, balizas) é diferente, pertencem a
associações, obrigatoriamente, como referi.

Sim, quero mais. Discussão saudável só ajuda a esclarecer a nossa
comunidade.

O exemplo 322/95 é tão mau quanto o 53/09 ;)

Peço desculpa por ser breve mas tenho de ir trabalhar.

73 de ct1enq