ARLA/CLUSTER: Baliza de 23cm

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sábado, 23 de Maio de 2009 - 16:00:53 WEST

Pois está muito bem.Tive  a ver atentamente os bonecos e está porreiro.se calhar não lhe dou novidade nenhuma e o colega já conhece a REFLOCK do CT1DMK.http://w3ref.cfn.ist.utl.pt/cupido/reflock.html

Aqui não há lugar para falhas, mesmo para precisão de 1hz. nas condições que quiser.E pouca essa trabalheira toda de fornos e estufas.
Já há algum tempo quis fazer um beacon padrão, como não  há nenhum em Portugal, era uma boa ideia,  e o colega Cupidoprontificou-se a ajudar nesta matéria, mas como o processo legal do beacons estava a entrar na fase difusa a coisa passou e arrefeceu. Quando há esporádicas nos 6m consigo aferir ao Hertz os meus rádios pelo beacon GB3BUX que está em 50.000.000hzeste beacon está governado por um sistema semelhante.Talvez possamos ter de futuro um dos nossos beacons com uma frequência padrão  de referencia.pode ser um qualquer, numa frequência qualquer, desde que estabilizada.
73's  Matias

Date: Sat, 23 May 2009 14:10:00 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Baliza de 23cm
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

MatiasEssa foi uma das minhas principais preocupações. O "choradinho" do CW, e os clics. As balizas actualmente em funcionamento em 50076 e em 144:410, estão manipuladas com aquele esquema que te mandei. Com dois transistores. A manipulação está a ser feita em andares intermédios, que funcionam em classe"A", para evitar os cliques, Os emissores que estão em funcionamento em 6 e 2m, são excitadores GE MVP, com um PA de construção caseira. Os osciladores da GE, embora muito bons para FM, não garatem um bom isolamento quanto às variações de carga. Tive então de recorrer ao oscilador que estou a usar tambem em 23cm, só que não tem estufa. O de 432 tem uma daquelas estufas da MURATA, de enviar no cristal.
O Oscilador que estou a usar é baseado no esquema do colega DJ2LR, e depois modificado por mim, com o acrescento de um andar buffer a FET, que garante um isolamento excepcional em relação à carga. Posso afirmar que a variação de QRG com a carga em aberto ou em curtocircuito é praticamente zero. Isto é possivel, devido à baixa impedância de saida do oscilador (cerca de 22 ohms), seguida de uma entrada de alta impedância de 100Kohms do FET. Este oscilador, se alimentado por uma fonte de alimentação estável e isenta de ruido, é considerado de baixo ruido pelo seu autor. A saida do oscilador, atinge os 2V sobre 50 ohms.
Pra já seguem em anexo os esquemas respectivos, assim como o manipulador. O resto (fotos PCI etc) depois logo publico.
Atenção
Este email contem anexos para "latoeiros & construtores Lda", pertencentes à confraria do ferro de soldar.

73 de CT4RK