ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2009 - 19:36:34 WEST


Colega Mourato  100% acordo.Quando a FoF2 está a 10mhz  ou próximo disso é um autentico tecto para os 7mhz.Nada como um dipolo para ter sinais extremamente fortes na nivel local.mas cuidado, quando a actividade solar aumenta muito e a radiação desce e chega cá abaixo à camada D  estraga tudo.A camada D ionizada  é uma autentica esponja para frequências a té 10mhz
Dai que quando há flares ou tempestades solares, as frequências de HF mais baixas são absorvidaspela Troposfera e camada D, que pode mesmo ir até os 10m. A camada D não consegue travar as frequências acima dos 10mhz, por isso temos sempre acesso á F2 nos 20m.As  condições nos 40m e 30m andarão sensivelmente boas  numa actividade solar moderada.Durante a Noite a camada D é inofensiva e as camadas F1 e F2 juntam-se formando apenas em F.e as frequências até 10mhz soltam-se para o mundo.
é de facto um tema interessante.mas acho que não saia nos exames...

73's Matias
Date: Fri, 22 May 2009 16:17:22 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

MatiasInteiramente de acordo com tudo o que disseste. No entanto, convem dizer , que desde o inicio eu referi que as minhas observações se reportam exclusivamente a NVIS, ou seja, com ângulos de incidência entre os 90 e os 70º e não mais do que isso. Realcei, até, que quem estivesse interessado em DX, não devia sequer considerar os meus emails. Todo esses mecanismos de propagação, muito interessantes ( e mais complicados ainda) e que referiste, é uma vertente que também dedico algum tempo de estudo, e cujas noções fundamentais fazem parte do meu conhecimento.
Parece que ainda não ficou foi bem claro, que tudo o que tenho escrito, e comentado, acompanhado de experiências na banda de 40m, com factos comprovados pelos contactos que tenho efectuado em tão boas condições, se têm baseado apenas nos dados fornecidos pela digisonda 256, localizada em Arenosillo, Huelva. Pelos registos dessa ionosonda, tenho verificado muitos comportamentos interessantes da propagação especialmente da zona sul da Peninsula, e só considero um raio de 300 km ( onde se dá a propagação NVIS ) de huelva, e em que eu estou colocado limiarmente. Todas as outras localizações, são para mim postas de lado, e não faço observações a não ser para termos comparativos. No entanto tenho feito algumas observações, a nivel de comparação dos dados da 256 com a de Tarragona. Ambas em Espanha, mas com resultados completamente diferentes.
Tenho passado dias inteiros a "guardar" a 256, e isso tem-me transmitido alguns dados que depois vou tentar colocar em prática na frequência dos 7MHz, que é a unica banda que temos, que possibilita uma observação NVIS com algum eficiência. Os resultados, são, que quando tenho dados positivos dessa sonda, e uma fo, por volta ou acima dos 7MHz, tenho conseguido QSOs em 40m com estações continentais, muito estáveis, sem QSB (uma das caracteristicas da NVIS), e com sinais de 59+20 ou superiores como aconteceu ontem, desde as 16:00 e até às 22:00 quando desliguei os radios. Por outro lado, sobre o Mediterrâneo, principalmente na parte Oeste e portanto aqui proximo de nós, e segundo os mapas publicados na net, têm havido uma fo elevada a partir do meio da tarde. Se os mapas e as ionosondas estão devidamente operacionais e caqlibradas, isso já não sei. Mas pelos resultados obtidos, sou levado a acreditar que sim. 

Mais uma vez reafirmo, que ficam de fora destes meus comentários, estações cujo angulo para estabelecimento de comunicação, seja inferior a 70º, ou seja a uma distancia superior a 300 ou 350Km, dependendo da altura da F2.
Tudo isto é uma discussão sadia e muito interessante, que nos leva a observar, investigar e principalmente a aprender. Já fazia falta uns emails assim.Quanto às experiencias em backscatter, só uma vez observei isso, em 144300 com o CT1FAK. Durante uma noite fizemos um QSO magnifico, mas ambos com as antenas apontadas para sul. Eu voltei a minha antena para Aveiro e nem sombras do FAK. No entanto, com a antena voltada para sul, obtinha sinais de S9. Convém no entanto referir, e particularmente nesta frequencia tão elevada, que outro fenómeno podia ter acontecido, devido a que era a altura dos ventos Sirocos, na zona do deserto do Norte de Africa, e sobre o mar Mediterrâneo, observavam-se fenomenos pouco comuns.

73 de CT4RK

2009/5/22 antonio matias <ct1ffu  hotmail.com>






Bom Dia.Embora me tenha dedicado os últimos 6 anos ao estudo da camada E,  que é um pouco diferente da F,não deixam de ter muitas semelhanças a nível de comportamento.Sabemos perfeitamente o que excita a camada F , mas não sabemos para a E, e é ainda um grande mistério
por resolver.Dai que muitos radio-amadores dediquem tanto tempo e estudo na busca do entendimento do mecanismo da camada E.Mesmo com os estudos IGY ( ano internacional da geofísica), militares e científicos, não foi possível determinar os mecanismos da camada E e suas causas.  
As camadas da Ionosfera podem ser largas, grossas, ter dezenas de quilómetros, e o nível de concentração de electrões é que determina a Muf.A reflexão acontece um pouco como o efeito de lançar uma pedra ao mar, se a mandamos num determinado ângulo , ela vai bater na agua e salta.
Se a mandarmos na vertical, afunda-se.Só que no caso de RF, quanto mais alta a frequência, mais no interior da camada (mais altitude) vai acontecer a reflexão, dai também o salto ser maior.Se formos subindo a frequência, esta vai atingir a fase de refracção onde não mais atinge o solo, e se continuarmos a subir na frequência,
acabará por repassar a camada e perder-se no espaço.Isto tem a ver com a frequência, mas também com o ângulo, também há um ângulo critico.Numa determinada incidência, a camada pode reflectir, noutra pode refractar ou mesmo repassar.
A FoF2 ou FoE são medidas com precisão, mas a Muf, muitas vezes não acompanha a teoria da multiplicação por 3.
As camadas são grandes, e não homogéneas, há "bolhas", ou "nuvens" mais ionizadas em certas áreas e noutras menos.
Por vezes a MUf está a 20mhz e os 10m estão abertos em F2.As Ionosondas dão-nos apenas uma medição local, e não é valida para as estações vizinhas da sonda, pois se quero fazer um QSO para a Grécia, preciso de saber como está a mUF a meia distancia, mais ou menos na Italia.
Como a camada F2 está a 300 Quilómetros,  rudemente calculando, podemos ter a nuvem ionizada a 2000Km de nós com uma elevação de 5º.É por esta razão que as antenas verticais são tão boas em DX. Têm um ângulo de radiação favorável para atacar a F2. 

Tambem podemos detectar a MUF em nossa casa:Na camada E há efeitos giros, um deles é o back-scater. onde podemos escutar os echos das estações que chamam.Isto só se detecta quando varias estações com antenas viradas para uma determinada zona, não se escutam em directo.
Por vezes escuto o EA7KW chamado para as Caraibas em 50,110 e estou com as antenas viradas para Oeste.Se virar para ele, deixo de o ouvir. isto deve-se ou facto de o Muf estar no limite da Frequência (49mhz) e a camada reage á frequência, como que
oscilando com ela, e dispersando para traz o sinal.O back Scater é um bom indicador da MUF.O atraso na chegada do eco, dá para medir com precisão a distancia que está a nuvem.


muito haveria para falar de propagação...
73's
Matias
Date: Fri, 22 May 2009 00:32:23 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256

From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net


MatiasEntão parte-se do principio, que foF2 e a frequencia a partir da qual e para um dado angulo de  incidencia, os sinais de radio não se reflectem e atravessam a camada atmosférica F2. perdendo-se no espaço. Esta é conhecida pela frequencia critica. As comunicaçóes devem ser preferencialmente 10% abaixo da Fc....Eu lembro-me de ter respondido a esta pergunta quando fiz exame da classe B!!!...Tambem fazem estas perguntas agora???...(eheheheh)



2009/5/21 antonio matias <ct1ffu  hotmail.com>







Boas
Convém o colega Mourato explicar o que é a FoF2.Não vão os colegas menos entendidos ficar a coçar a cabeça.F0F2 é a frequência critica da camada F2.O calculo "rude" que faço para saber a Muf " Frequência Máxima Utilizável"

Multiplico o valor da FoF2 por 3.
As Ionosondas  são muito úteis e podem medir também outras camadas.
Aqui podemos ver a FoF2 : http://www.spacew.com/www/fof2.html


Aqui podemos  ver a Muf : http://www.spacew.com/www/realtime.php
Atenção que a camada F2 não tem qualquer interacção 

nas comunicações em 144mhz, raramente o MUF vai a 50mhz, só nos picos solares.
F2 é a camada responsável pelas comunicações em HF de longa distancia.Pois esta camada está entre 200 e 400 km  (F1 e F2) o que possibilita saltos de milhares de Kms

e até mesmo cobertura mundial em multi-salto.

Já agora , a propagação SSSP  já começõu em 50mhz.Tenho constatado magnificas aberturas nocturnas para caraibas e Norte America.

Esta semana.
73's  Matias

 
Date: Thu, 21 May 2009 17:25:32 +0100
From: radiofarol  gmail.com


To: Cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256


E continua a subir!!!!



-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal


 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente



----------------------------------------------------------- 



Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!



_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente


----------------------------------------------------------- 




Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!


_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente

----------------------------------------------------------- 




_________________________________________________________________
Conheça os novos produtos Windows Live! Clique aqui.
http://www.windowslive.com.br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090522/39abc114/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER