ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 22 de Maio de 2009 - 12:49:14 WEST


Bom Dia.Embora me tenha dedicado os últimos 6 anos ao estudo da camada E,  que é um pouco diferente da F,não deixam de ter muitas semelhanças a nível de comportamento.Sabemos perfeitamente o que excita a camada F , mas não sabemos para a E, e é ainda um grande mistériopor resolver.Dai que muitos radio-amadores dediquem tanto tempo e estudo na busca do entendimento do mecanismo da camada E.Mesmo com os estudos IGY ( ano internacional da geofísica), militares e científicos, não foi possível determinar os mecanismos da camada E e suas causas.  As camadas da Ionosfera podem ser largas, grossas, ter dezenas de quilómetros, e o nível de concentração de electrões é que determina a Muf.A reflexão acontece um pouco como o efeito de lançar uma pedra ao mar, se a mandamos num determinado ângulo , ela vai bater na agua e salta.Se a mandarmos na vertical, afunda-se.Só que no caso de RF, quanto mais alta a frequência, mais no interior da camada (mais altitude) vai acontecer a reflexão, dai também o salto ser maior.Se formos subindo a frequência, esta vai atingir a fase de refracção onde não mais atinge o solo, e se continuarmos a subir na frequência,acabará por repassar a camada e perder-se no espaço.Isto tem a ver com a frequência, mas também com o ângulo, também há um ângulo critico.Numa determinada incidência, a camada pode reflectir, noutra pode refractar ou mesmo repassar.A FoF2 ou FoE são medidas com precisão, mas a Muf, muitas vezes não acompanha a teoria da multiplicação por 3.
As camadas são grandes, e não homogéneas, há "bolhas", ou "nuvens" mais ionizadas em certas áreas e noutras menos.Por vezes a MUf está a 20mhz e os 10m estão abertos em F2.As Ionosondas dão-nos apenas uma medição local, e não é valida para as estações vizinhas da sonda, pois se quero fazer um QSO para a Grécia, preciso de saber como está a mUF a meia distancia, mais ou menos na Italia.Como a camada F2 está a 300 Quilómetros,  rudemente calculando, podemos ter a nuvem ionizada a 2000Km de nós com uma elevação de 5º.É por esta razão que as antenas verticais são tão boas em DX. Têm um ângulo de radiação favorável para atacar a F2. 
Tambem podemos detectar a MUF em nossa casa:Na camada E há efeitos giros, um deles é o back-scater. onde podemos escutar os echos das estações que chamam.Isto só se detecta quando varias estações com antenas viradas para uma determinada zona, não se escutam em directo.Por vezes escuto o EA7KW chamado para as Caraibas em 50,110 e estou com as antenas viradas para Oeste.Se virar para ele, deixo de o ouvir. isto deve-se ou facto de o Muf estar no limite da Frequência (49mhz) e a camada reage á frequência, como queoscilando com ela, e dispersando para traz o sinal.O back Scater é um bom indicador da MUF.O atraso na chegada do eco, dá para medir com precisão a distancia que está a nuvem.

muito haveria para falar de propagação...
73's
Matias
Date: Fri, 22 May 2009 00:32:23 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256
From: radiofarol  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

MatiasEntão parte-se do principio, que foF2 e a frequencia a partir da qual e para um dado angulo de  incidencia, os sinais de radio não se reflectem e atravessam a camada atmosférica F2. perdendo-se no espaço. Esta é conhecida pela frequencia critica. As comunicaçóes devem ser preferencialmente 10% abaixo da Fc....Eu lembro-me de ter respondido a esta pergunta quando fiz exame da classe B!!!...Tambem fazem estas perguntas agora???...(eheheheh)


2009/5/21 antonio matias <ct1ffu  hotmail.com>







Boas
Convém o colega Mourato explicar o que é a FoF2.Não vão os colegas menos entendidos ficar a coçar a cabeça.F0F2 é a frequência critica da camada F2.O calculo "rude" que faço para saber a Muf " Frequência Máxima Utilizável"
Multiplico o valor da FoF2 por 3.
As Ionosondas  são muito úteis e podem medir também outras camadas.
Aqui podemos ver a FoF2 : http://www.spacew.com/www/fof2.html

Aqui podemos  ver a Muf : http://www.spacew.com/www/realtime.php
Atenção que a camada F2 não tem qualquer interacção 
nas comunicações em 144mhz, raramente o MUF vai a 50mhz, só nos picos solares.
F2 é a camada responsável pelas comunicações em HF de longa distancia.Pois esta camada está entre 200 e 400 km  (F1 e F2) o que possibilita saltos de milhares de Kms
e até mesmo cobertura mundial em multi-salto.

Já agora , a propagação SSSP  já começõu em 50mhz.Tenho constatado magnificas aberturas nocturnas para caraibas e Norte America.
Esta semana.
73's  Matias

 
Date: Thu, 21 May 2009 17:25:32 +0100
From: radiofarol  gmail.com

To: Cluster  radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Ionosonda 256


E continua a subir!!!!



-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal


 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente


----------------------------------------------------------- 



Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!


_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




-- 
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

 Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente

----------------------------------------------------------- 




_________________________________________________________________
Conheça os novos produtos Windows Live! Clique aqui.
http://www.windowslive.com.br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090522/cc7290be/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER