________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: segunda-feira, 18 de Maio de 2009 15:26
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Antena Vertical

Colega Alcides
Isso é um simples tubo de aluminio com 6,5m de comprimento, e um BALUN de 6:1 na base.
Compre um toroide, e faça um BALUN, compre uma vara de aluminio, e vai ver que lhe custará muito menos de 500 euros, que é o que custa a antena (acho eu).
Essa antena apresenta uma perda de 10 a 12 dBs em relação a uma antena ressonante. Nos dias de hoje, com tanto ruido de fundo nos RX, e com a propagação tão má, uma antena assim só mesmo em caso de emergencia.