ARLA/CLUSTER: Antena Vertical

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Colega AlcidesIsso é um simples tubo de aluminio com 6,5m de comprimento, e
um BALUN de 6:1 na base.
Compre um toroide, e faça um BALUN, compre uma vara de aluminio, e vai ver
que lhe custará muito menos de 500 euros, que é o que custa a antena (acho
eu).
Essa antena apresenta uma perda de 10 a 12 dBs em relação a uma antena
ressonante. Nos dias de hoje, com tanto ruido de fundo nos RX, e com a
propagação tão má, uma antena assim só mesmo em caso de emergencia.