ARLA/CLUSTER: Packet-radio VHF/UHF

KANGURU CT2HKY KANGURU.PT

Olá 73’s caro colega Paulo Santos e restantes leitores deste espaço
democrático de debate e ideias sobre Radioamadorismo.

Não quero de modo algum o desmentir, apenas quero acrescentar à sua
informação sobre o célebre modem Baycom, que na data a que se referia o
colega Mourato, era proporcional ao actual software AGW, era o “resolver”
para o Packet não só em Portugal, como em todo o mundo, eu tenho vários
modem Baycom um deles, trabalha a 300 bauds ou a 1200 bauds, sendo que
mudando um dos componentes também trabalhava a 2400 baud’s, mas nunca
encontrei grandes entusiastas e por alguns tempos, acho que fui o único
utilizador desta velocidade, entre a minha PMS Tsthost 1.43c e a minha PMS
Tsthost 1.43c em móvel, assim como também o software Baycom 1.60, acho que
foi o ultimo a ser feito, mas também sei de colegas que chegaram a ter o
F6FBB a trabalhar com o drive TFPCX e com este modem Baycom, alem de se
poder usar o Flexnet que também funcionava muito bem, o próprio BPQ chegou a
ter um driver que era o BPQBAY (não me lembro bem se era este o nome, e
agora nem leitor de disquetes tenho no PC para o procurar) por isso, era uma
opção em conta, quer dizer, bastante em conta, que permitia fazer quase tudo
e o mesmo que os belos TNC que o colega referiu.

Eu tenho vários TNC, que o meu favorito, e actualmente usado em APRS, AEA
PK-900, que permite dual port, a 300/1200 ou a 1200/1200, com opcional para
a port 2, do modelo de 2400/4800 ou 9600/19200, acho que não dá mais do que
isto, tenho ainda um Kam all mode que é dual port 300/1200, neste momento
tenho uma serie de jumpers tirados dos seus sítios certos, coisa de miúdos
quando se deixa algo deste género aberto, ao mesmo tempo que eles estão
próximos, e tive já vários MFJ 1270b e 1270c, resumindo, para quem quer ser
um utilizador normal, quer dizer, para, em comparação com a Internet actual,
quem quer contratar simplesmente um fornecedor de serviço e fazer uso dele,
era o caso de uma simples PMS no Packet, o modem Baycom era o ideal, sendo
que agora recomenda-se o software AGWpe que até converte uma simples placa
de som, em modem simples, duplo ou como se desejar, para quem quer ser mais
exigente, ter o seu próprio serviço de packet, que é o mesmo que dizer, ter
a sua própria BBS, então neste caso é recomendado o uso de um TNC, quer seja
MFJ, Kamtronic, Timewave (AEA), TNC Plus ou outro qualquer.

Neste momento, e para os fins a que o Packet se destinava e continua a
destinar, acho que a velocidades que têm são mais que suficientes, o
problema era mesmo o de estarem todos nas mesmas frequências e aqui caímos
no problema que atingiu o APRS também, os 1200 bauds se forem para uma
ligação simples entre duas estações é mais que suficiente, agora de um
desses sistemas tiver que responder a 2 ou 4 outros sistemas ao mesmo tempo,
a velocidade de ligação / conexão terá que ser menor, isto acontece com
tudo, provavelmente já ouve quem repara-se que mesmo com a Internet, a
partir de uma certa hora, na minha região é entre as 18/19 horas e as 24H00,
a velocidade de ligação diminui, havendo por vezes quedas, a solução, é
estarmos servidos por um servidor diferente do dos nossos vizinhos, assim a
Net já dá para todos, os operadores não dão a desculpa esfarrapada que é os
coitados dos cabos de cobre (telefones) que tão bem se têm desenrascado.

Para já, e como alguns podem ter a curiosidade de saber o que ainda se
escreve a publica nas redes de Packet nacional, fora tanto do que se já tem
dito e escrito sobre o assunto, ainda podem consultar todas as mensagens que
circulam na rede de Packet nacional e mundial, neste link:
http://cs1acp.no-ip.org/fbbtoweb.htm atenção, que carece de o sistema estar
online, e acho que neste momento até nem está, mas são cosias da vida, volta
logo…!!!

Continuação de muitas e boas comunicações de Amador para todos vós.