ARLA/CLUSTER: Packet-radio VHF/UHF

Paulo Santos ct4dk mail.telepac.pt

Olá Carlos,
Gostei deste momento de humor "/quando o modem "BAYCOM, era o topo de
gama/" dei uma valente gargalhada ao ler isto o modem Baycom
NUNCA foi o topo de gama podia ser sim o topo de vendas por ser o mais
barato pois um verdadeiro mercedes ou Ferrari do packet eram os
"modems" TNC's da Kantronics, AEA e SCS eu por exemplo tenho 2 TNC da
Kantronics um é a KAM plus ultima versao que já faz de digi de APRS
autonomamente e é de duas portas uma de HF a 300bps e outra de VHF que
podia ir até aos 2400bps e o outro TNC também da Kantronics é um KPC9612+
também com duas portas uma de VHF até 2400bps e outra de UHF até
38400bps e este ultimo tem software de node NetROM incroporado.
O modem Baycom era o chamado modem KISS (Keep It Simple Stupid) era um
modem simples e so dava 1200bps e so funcionava com software
especifico.

Vy de Paulo Santos, CT4DK