ARLA/CLUSTER: Passagem atribulada para aTVDigitalTerrestrenosE.U.A.

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt

O Colega está a misturar alhos com bugalhos.

Em telecomunicações, no modelo OSI, nas camadas baixas (1 e 2) fala-se
em bits da 3 para cima fala-se em bytes. O TCP/IP já é da camada 3, logo
falamos em bytes ou octetos. E se no Wikipidea diz que não é um
standard, pois enfim...

Veja:
http://catb.org/~esr/jargon/html/B/byte.html

"A unit of memory or data equal to the amount used to represent one
character; on modern architectures this is *invariably 8 bits*. Some
older architectures used byte for quantities of 6, 7, or (especially) 9
bits, and the PDP-10 supported bytes that were actually bitfields of 1
to 36 bits! These usages are now obsolete, killed off by universal
adoption of power-of-2 word sizes"
.

Tanto o IEC e o JEDEC adoptaram isto como standard.

IEC: http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60027
JEDEC: http://en.wikipedia.org/wiki/JEDEC_memory_standards

Voltando à questão, 1 byte são 8 bits? É disso que estamos a falar,
continuo a afirmar que 1 byte são 8 bits.

Se um ISP fornece 18Mb/s e se a informação que lá passa, no nosso caso,
é informação de PC's, o transporte são bits (bytes por consequência) de
informação, podemos aproximar um valor real de transferência em bytes.
Aproximar, porque como referi, em telecomunicações existem sempre
"overhead" introduzido pelas camadas mais baixas no modelo OSI (ISO),
eg. informação de protocolo e roteamento. Logo a velocidade será
aproximada e não o resultado de um eventual cálculo directo. Como as
próprias tramas dependem das aplicações/serviços, este próprio valor
difere, existem também muitos pacotes sem informação relevante, seja
sincronismo, roteamento, etc.

Logo, em teoria, os tais 18Mb/s dariam uma taxa equivalente de 2.1458
MB/s. Este valor nunca consegue ser atingido como referi, devido ao
overhead, mas dá para ter uma ideia, cerca de 2MB/s. Ou seja, um
ficheiro de 6 mega deveria ser transferido em aprox. 3 segundos.

(b = bit & B = Byte).

Reitero o que disse, 1 byte são 8 bits.
No dia em que um "char" não for 8 bits, ai ai...

73 de ct1enq.