RE: ARLA/CLUSTER: alimentação de antenas

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 15:42:37 WEST

Colega Amadeu Rosa.Use cabo de 50 Ohms,  tanto pode ser RG58 como RG213.Pode alimentar as antenas através de um Balun de 1:1.Caso não tenha Balun, pode fazer um Choque de RF, no próprio cabo da baixada, fazendo uma Hélice no cabo.Umas 12 Espiras em Núcleo de ar 15 cm ou coisa parecida. não é critico.
Quanto ás antenas.Todas as antenas, para todas as impedâncias, são boas, desde que bem adaptadas.Não é preciso serem de 50ohms.Esta medida ficou mais ou menos standard porque era a impedância que se obtinha na antena V invertido.O V invertido é a antena de referencia.Muitas antenas têm a sua impedância fora da norma, mas continuam a ser excelentes, ex: Windom ( +/- 300 Ohms)  ;  G5RV (+/- 300 Ohms)Folded Dipoles; (200 Ohms)  ; Delta Loop (120 Ohms)  ; Yagi DK7ZB (28 ou 12 Ohms) ; Rombica ( 600 Ohms) ; etc.
Desde que devidamente adaptadas todas as antenas são boas.Para que se entenda melhor, dou um simples exemplo:Vejam as lâmpadas, podem ser de 12V   24V ,220V etc, se todas forem de 100W de potencia, a luz resultante é igual para todas.O que muda é a alimentação, umas gastam 12V e 9 Amperes outra 220V e 0,5 Ampere (+/-), mas a potencia, eficiência, e luminância é igual.Haja então transformadores para adapta-las, com as antenas é igual, uma trabalham com mais Tensão, outras com mais Corrente.A fonte, radio ou linear, é de 50ohms,  se o cabo e a antenas forem  tambem 50 ohms, tudo bem.Se não for, então tem de ser adaptado ou valor pretendido , caso se altere a linha de transporte do sinal ou antena.
73'sMatiasCT1FFU

> Date: Mon, 30 Mar 2009 15:11:22 +0100
> From: amadeuct2hgl  sapo.pt
> To: cluster  radio-amador.net
> Subject: ARLA/CLUSTER: alimentação de antenas
>
>   boas para todos.
>   Se algum colega me quizer ajudar neste caso muito agradecido
> ficarei.  E o seguinte:
>   Penso saber que um dipolo seja ele de que frequencia for, se não
> levar balum o melhor cabo de alimentação será de 75 oms. Isto se o
> dipolo for horizontal. Será certo?. Para o dipolo en V invertido já se
> poderá usar o RG 58 ou 213. Estará correto?. Ora como no local onde
> [...]

Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de relacionamentos com até 6,000 fotos!
http://www.amigosdomessenger.com.br