Re: ARLA/CLUSTER: alimentação de antenas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 19:56:10 WEST

2009/3/30 <amadeuct2hgl  sapo.pt>

>  boas para todos.
>  Se algum colega me quizer ajudar neste caso muito agradecido ficarei.  E o
> seguinte:
>  Penso saber que um dipolo seja ele de que frequencia for, se não levar
> balum o melhor cabo de alimentação será de 75 oms.

Tanto faz levar balun como não. O balun é apenas para adaptar a linha de
alimentação desiquilibrada, ou assimétrica, , com o ponto de alimentação da
antena dipolo que é equilibrado ou simétrico. Se for para adaptar
impedâncias já é um transformador de impedâncias, que pode fazer de balun
tambem.
O cabo de 75 ohms só se o dipolo estiver esticadinho, pois nesse caso terá
uma impedância no ponto de alimentação de cerca de 72 ohms.

> Isto se o dipolo for horizontal. Será certo?.

É certo sim

Para o dipolo en V invertido já se poderá usar o RG 58 ou 213. Estará
> correto?.

Está, porque aqui, e tanto faz ser em V invertido ou direito, se os braços
do dipolo formarem um angulo de 125º, apresenta uma impedância de cerca de
50 ohms.

> Ora como no local onde tenho a Estação é um pouco ventoso, contento-me só
> com dipolos nada de direccionais. Assim penso utilizar uma antena dipolo 160
> ?80 - 10 metros no plano horizontal e por baixo uma outra em V invertido de
> 12 e 18 metros tudo ligado à mesma alimentação. Aqui está o problema que
> cabo usar? Agradeço desde já aos colegas que me derem informação. E
> entretanto.

Chama-se a essa antena a famosa antena "bigodes de gato" . É um pouco
"chata" de afinar, mas funciona bem. Como muito bem disse o Matias, use cabo
de 50 ohms que entre os 72 da antena que fica mais esticada, (em principio a
de frequencia mais baixa) e os menos de 50 da que fica mais fechada, vai
tudo bater certo. No entanto não tente colocar tudo a 1:1 de SWR, porque é
capaz de ser dificil. Mas não se preocupe, porque abaixo de 1,5:1 está mais
que bom, e melhorar isso só se o transceptor se queixar, porque a nivel de
sinal não se nota nada.

73 de CT4RK

> 73 para todos
> amadeu Rosa ct2hgl

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).