ARLA/CLUSTER: alimentação de antenas

amadeuct2hgl sapo.pt amadeuct2hgl sapo.pt
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 15:11:22 WEST

  boas para todos.
  Se algum colega me quizer ajudar neste caso muito agradecido
ficarei.  E o seguinte:
  Penso saber que um dipolo seja ele de que frequencia for, se não
levar balum o melhor cabo de alimentação será de 75 oms. Isto se o
dipolo for horizontal. Será certo?. Para o dipolo en V invertido já se
poderá usar o RG 58 ou 213. Estará correto?. Ora como no local onde
tenho a Estação é um pouco ventoso, contento-me só com dipolos nada de
direccionais. Assim penso utilizar uma antena dipolo 160 ?80 - 10
metros no plano horizontal e por baixo uma outra em V invertido de 12
e 18 metros tudo ligado à mesma alimentação. Aqui está o problema que
cabo usar? Agradeço desde já aos colegas que me derem informação. E
entretanto

73 para todos
amadeu Rosa ct2hgl