ARLA/CLUSTER: CQ WPX Contest

Joel Lobão joel.lobao gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Março de 2009 - 11:04:41 WEST

Quanto a concursos vou acrescentar apenas que tente juntar-se a uma equipa
de concursos. É bem mais fácil aprender assim. É o que tenho feito com o
CQ4U Contest e DX team. E ainda estou muito verde.

Outra boa opção é ver o Log dos primeiros classificados. Aconselho a ver o
log por exemplo do Filipe CT1ILT que é um excelente contester tanto em Fonia
como em CW.

Quanto ao CW acho que é mesmo uma questão de gosto. Eu fiz exame e quero
esquecer totalmente o que aprendi... Não é porque não gosto, até pelo
contrário... quero esquecer para poder aprender de uma forma correcta. Eu
aprendi cw com o curso em cassete do mestre CT1BIQ, mas caí no erro de ter
decorado as letras em pontos e traços e como a cassete estava numa
velocidade lenta dava para pensar nas letras desse modo. O exame está um
pouco mais rápido e senti alguma dificuldade. Agora quer esquecer os pontos
e traços e aprender pelo som de cada letra recorrendo ao método Koch
começando com as letras a 20wpm e espaçamento de 10wpm ou 15wpm.

Acho que nunca conseguirei fazer um concurso durante 40h em CW e acho de
louvar quem o faz. "apanhar" indicativos a 40wpm e com cansaço não é pêra
doce...

73 de CT1HXB - Joel Lobão