ARLA/CLUSTER: CQ WPX Contest

José Miguel Miranda Barroso da Fonte etjfonte ua.pt
Sábado, 28 de Março de 2009 - 12:28:03 WET

Viva,

Antes de mais, bem-vindo. Pelo que li no teu ‘email’ de apresentação, o no
percurso é semelhante em alguns pontos.

Em relação a concursos (‘contest’ é inglês); é mais simples do que parece.
Há concursos para todos os gostos, no entanto os da revista CQ são, talvez,
os mais participados de todos. O mais importante antes de começar é aceder à
regras (rules) e ler a mesmas com atenção. Vai ver que percebe.

Este concurso, CQ WPX SSB 2009, tem como objectivo contactar o maior número
de prefixos mundiais, em fonia (SSB). Daqui a um mês será o CQ WPX CW 2009
que basicamente é o mesmo mas em CW.

Quais os pontos que deve saber antes de começar:

P) Quem posso contactar? Nem todos os concursos permitem contactar todas as
estações.

R) Neste concurso pode contactar todas as estações, os pontos que cada
estação dá difere da sua localização. (Ver pontuação nas regras)

P) Os multiplicadores, o que são?

R) Os multiplicadores, são isso mesmo e diferem de concurso para concurso.
Neste serão os prefixos, que contam uma vez por banda.

P) O que são as categorias?

R) São formas de encarar o concurso. Também dependem de concurso para
concurso. Neste existe várias:

   Single-Operator e Multi-Operator (Operador único ou grupo de operadores –
Operador único não pode participar as 48h).

   Single-Band e All-Band (Uma banda ou todas as bandas)

   Low Power, High Power e QRP (Potência utilizada: 100W, >100W, 5-10W)

   Assisted (Modo assistido, caso utilize um DXCluster ou outras formas de
assistência)

   …

O colega ao escolher uma categoria estará a competir com outros na mesma
categoria.

Pode assim escolher Single-Operator, Single-Band, Low-Power (unAssisted) e
trabalhar os 40 ou 80 metros com 100W.

O “Exchange” varia de concurso para concurso, neste só terá de enviar o
sinal e um número de série: Ex: 59 001, 59 002, 59 003

Do outro lado farão o mesmo. Terá assim de ficar com esta informação, tanto
a que envia como a que recebe.

(Não estranhe se só ouvir sinais de 59, em regra, não perdem tempo a olhar
para o ‘s-meter’.)

Aconselho a utilização de um programa de concursos para facilitar o
processo, mesmo depois, este irá exportar o ficheiro “Cabrillo” para enviar
à organização.

O programa também calcula a pontuação automaticamente, entre outros…

Alguns programas utilizados:

N1MM

EI5DI Super Duper

K1EA

…

Isso dos QTR é paranóia dos concursos de CB, que se transpôs para alguns
concurso de amador, em norma em V/U/SHF.

No fim, deve enviar o “log” para a organização cujo endereço e informação,
está nas regras.

Concluindo: Responda às chamadas, basta receber 59 yyy e enviar 59 xxx.
Deixe o resto para depois :-)

73 de ct1enq

  _____