Re: FW: ARLA/CLUSTER: Tabela explicativa das letras e dos números

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Março de 2009 - 12:10:06 WET

Caro Miguel,

Agradeço muito a sua resposta, e agradeço ainda mais o seu tempo dispendido.
Peço-lhe que não se ocupe mais com o assunto da referência mencionada, até
porque penso que poderá facilmente satisfazer a minha curiosidade apenas com
a sua memória.

A história da rádio é possivelmente um dos assuntos semi-técnicos que mais
me fascina. Aprendi ao longo do tempo a reconhecer o valor das fontes
fidedignas e dos documentos de referência, e é um pouco nesse contexto que
aqui intervenho. Como decerto compreende, o meu objectivo não é de todo
encontrar ou apontar defeitos, bem pelo contrário.

Sobre a origem da explicação fonética dos números, pelo que tenho
investigado nestes dias estou convencido que ela remonta pelo menos ao
Código Internacional dos Sinais (International Code of Signals). Este
documento foi publicado em dado momento pela IMCO (Inter-Governmental
Maritime Consultative Organization) e é hoje em dia mantido pela IMO. Contém
uma descrição textual e/ou gráfica de todos os sinais para comunicação
visual, sonora ou radioeléctrica usados na actividade marítima. É um livro
deveras interessante e pode ser consultado gratuitamente neste
linque<http://www.nga.mil/portal/site/maritime/?epi_menuItemID=923e01c531c0a3825b2a7fbd3227a759&epi_menuID=35ad5b8aabcefa1a0fc133443927a759&epi_baseMenuID=e106a3b5e50edce1fec24fd73927a759>(versão
PDF da edição norte-americana).
Acrescento que na Rec.22 do RR de 1959 a UIT afirma que o tal código
proposto provém precisamente desse documento (enfim, da edição em vigor à
altura).

Relativamente à ICAO, posso afirmar que li a documentação que julguei
relevante sobre o tema, nomeadamente o Anexo 10 da Convenção e conclui que,
pelo menos para os efeitos da aviação civil internacional, a lingua
prescrita para os números (como aliás para quase tudo) é a inglesa. Nada de
Terras, nem Kartes nem Pantas.

Finalmente no que toca à UIT, os documentos de referência são as várias
edições do Regulamento das Radiocomunicações.

Acredito portanto que poderemos ter uma referência oficial desta tabela em
português pelo menos numa destas duas publicações, o RR ou o CIS.
Sendo estas publicações de autoridades internacionais, elas são as únicas e
verdadeiras referências. Em cada país, existirá normamente uma autoridade
nacional encarregue de incorporar esses textos na lei nacional, e
eventualmente publicar esses documentos na sua língua.

No caso do RR, suponho que seria a Anacom, em cujas páginas encontrei um
linque para o Decreto Nº 39-A de
1992<http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=360791>que aprova o
Regulamento das Radiocomunicações de 1979. Anexo a este Decreto
está a sua tradução para português, o que é interessante, mas o legislador
optou por não traduzir a referida tabela de explicação fonética de números.
Tanto quanto sei, portanto, *neste momento a explicação oficial (e legal)
dos números na nossa lingua é a francesa *como se pode ver na pág. 339 do
documento (que tem quase 90 MB!)

No caso do CIS, a responsabilidade da sua edição em Portugal é do Instituto
Hidrográfico <http://www.hidrografico.pt/> da Marinha, e no Brasil é também
de um organismo da Marinha. Não encontrei nenhuma versão "online" deste
livro, mas sei que há por aqui muito radioamador marinheiro. Quem sabe algum
nos poderá ajudar. Suspeito que poderemos ter aqui melhor sorte.

Voltando ao início desta carta e à questão das referências, a minha
curiosidade consistia em saber se o Miguel teria extraído a tabela de algum
organismo ou documento de referência, ou se seria informação publicada já em
2ª ou 3ª mão. Tenho visto reproduções de informações diversas relativas às
radiocomunicações em associações de radioamadores, organizações de navegação
marítima de recreio, associações de escuteiros, etc. É claro que não vejo
problema algum nisso, bem pelo contrário, apenas há que ter cuidado quando
se pode.

73,
António Vilela
CT1JHQ