RE: ARLA/CLUSTER: Ruminações e CB

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Março de 2009 - 17:32:51 WET


Prezado Paulo Calvo, CT1IDW.
 
Gostei de ler as tuas " ruminações " e ainda mais este aclaramento do teu pensamento. 

Efectivamente e como já o escreveu o Carlos Mourato " A banda do cidadão, é uma banda igual a qualquer outra. Apenas a finalidade é diferente, e quem a faz são os operadores." eu acrescentaria, os operadores e as entidades publicas que tem por dever e obrigação fiscalizar e reprimir os excessos.

Recordo-me que até ao começo dos anos 80, do século passado, assisti a excelentes QSO`s recreativos, mesmo diria, cativantes do ponto de vista intelectual, como também técnicos e lúdico. Muito à conta de uma fiscalização mais ou menos actuante e repressiva, as coisas mantiveram-se dentro de parâmetro de alguma normalidade, onde o civismo, a cortesia e a urbanidade eram praticas comuns entre a maioria dos utilizadores naquela altura. Recordo-me de uma tertúlia de amigos da zona de Almada que se juntavam todas as noites no canal 35 e que era um prazer de se escutar esses QSO`s pelos temas abordados e a forma de os abordar. 

Nessa altura, acreditei e defendi, que ali se encontrava uma boa porta de entrada para quem se quisesse envolver mais e progredir na área técnica e cientifica nas telecomunicações. O custo dos equipamentos era  acessível e o comprimento de onda está a meio caminho, entre o fim do HF e o começo do VHF, portanto, bom para se realizarem algumas experiências praticas no campo das antenas.

Infelizmente, quando a fiscalização deixou de actuar e de se fazer periodicamente presente, fruto de mais  uma brilhante " reestruturação " publica, o descalabro foi total e instalou-se rapidamente o mais completo e abjecto e degradante caos.

No meu ponto de vista, foi uma oportunidade perdida, onde os utilizadores tiveram muitas culpas, mas também não podemos escamotear o completo abandono das entidades que tinham e tem o dever de zelar por um bem publico.

João Costa, CT1FBF

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Paulo Calvo
Enviada: quarta-feira, 25 de Março de 2009 13:16
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Ruminações e CB


Caros colegas,
 
 
Sobre o que escrevi acerca da CB devo referir o seguinte:
 
Nada me move contra a banda do cidadão, conheci muito boa gente a operar na CB e são excelentes pessoas.
Mas bastam poucos para emporcalhar uma actividade que deveria ser um são passatempo e excelente forma de reduzir distâncias.
 
Um pouco de história, conheci o radioamadorismo quando tinha 16 anos, em casa do Doutor Pragana na Guarda. Não sei sei o indicativo. Fiquei fascinado com os equipamentos e com a descrição que fez do radioamadorismo. 
Passados 3 anos fui trabalhar para a Gafanha da Vagueira e conheci o operador da estação Terra Nova que me deu a conhecer a CB. Comprei um GE só com AM. Conheci nessa altura muito boa gente na CB. Assisti a convivios que apenas foram superados pelo que a ARR tem feito. Passado um ano deixei a Gafanha e dei o equipamento.
 
Lembro-me bem dos QSOs de alguns pescadores, fariam corar o mais empedernido carroceiro.
 
Lembro-me também que a CB mantinha os pescadores na Terra Nova em contacto com a familia.
 
Dezasseis anos depois fiz o exame para a Classe B, fiz o exame de telegrafia e logo que pude o exame para a classe A.
 
Hoje sei muito mais do que sabia sobre radio e não espero aprender tudo mas tento aprender o máximo possível.
 
Qualquer passatempo é o que dele fizerem, mas lembrem-se que bastam poucos para estragar a reputação de muitos.
 
73 de CT1IDW




Mais informações acerca da lista CLUSTER