ARLA/CLUSTER: Proposta para novo sistema de exames

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 - 22:56:22 WET

Colegas  boa noite.em primeiro lugar deixam-me justificar, que esta ideia não é minha,trata-se apenas da adaptação do modelo americano á realidade Portuguesa.A Anacom, na ultima reunião, propôs ás associações a criação de instalações distritaispara que todos os colegas possam fazer os seus exames de forma mais cómoda.Ora na altura da crise e contenção, não e parece boa politica a Anacom  ir criar mais uma instalaçãocom respectivas infraestruturas e funcionários em todos os distritos.Podem-no vir a fazer, mas tenho muitas reservas.Ora, vendo exemplares acções de formação como algumas associações têm levado a cabo, tais como os cursos de Radioamador da ARR. ou as jornadas  técnicas da ARAL ou AMRAD, entendo que muitas associações têm nas suas direcções e grupo de associados gente capaz de encarartal tarefa.Sempre sob extrema confiança na idoneidade e capacidade dos examinadores que são determinados pelas associações  e reconhecidospela Anacom.Acho que todas as associações locais, podem , se assim entenderem fazer exames á classe 3, e devidamente reconhecidos pela Anacom.
A REP aparece na minha proposta com maiores responsabilidades, pelo simples facto de ser a mais antiga, ter mais sócios e ser a reconhecidainternacionalmente, na minha óptica a REP ocupa em Portugal o papel que a ARRL tem nos USA, a RSGB no Reino Unido ou a DARC na Alemanha.Se algum colega, achar que deve ser outra associação, faça favor de dizer.Mas que a REP tem condições para acarretar esta tarefa, julgo ter: Instalações, pessoal, centralidade geográfica, etc etc.A minha proposta é apenas um esboço em terracota, pode ser polido, cozido e vidrado ou quebrado e devolvido à fieira.Desculpem lá a metáfora cerâmica.
Parece-me uma proposta que libertará a Anacom dos exames, coisa que eles manifestaram vontade.Acreditará as associações e suas equipas técnicas e jurídicas.Mais e novas ambições  para todos, visto todos termos mais capacidade interventiva no nosso hobby.
muito obrigado.Matiaswww.ct1ffu.com

From: ct1ffu  hotmail.com
To: rep-redeemissoresportugueses  yahoogrupos.com.b; cluster  radio-amador.net
Date: Mon, 23 Mar 2009 11:39:36 +0000
Subject: ARLA/CLUSTER: Proposta para novo sistema de exames

Colegas.Venho-vos propor a debate a seguinte proposta.
Com a entrada do novo regulamento em Junho, e com o desaparecimentodo Morse como obrigatoriedade parece-me oportuno modificar os sistemas de exames.
Isto é, proponho que os exames das Classes 3 possam vir a se feitos na sedes das associações locais.Os exames para classe 2 serem feitos na REP e os da classe 1, após pre-exame na REP é por fimexaminado na Anacom.Julgo ser uma medida que pode vir a cativar ao associativismo dos mais novos, e dinamizará as associações em Portugal.Claro que para poder fazer exames, uma associação local, terá de assinar protocolos com REP e Anacom, mostrandoque tem capacidade para tal.Para exame deverão estar presentes no mínimo 3 radioamadores classe A ou 1.Matérias de exame ainda a ver-mos.
Os exames serão reconhecidos pelas Anacom, e esta lhes atribuirá os respectivos certificados.
Assim sendo :Exames classe 3 -- em qualquer associação nacional habilitada
Exames classe 2 -- Apenas na REP ou delegação
Exames Classe 1 -- Pré exame gratuito na REP, Anacom

Que dizem ?
MatiasCTFFU
Diversão em dobro:  compartilhe fotos enquanto conversa usando o Windows Live Messenger.
Conheça o Windows Live Spaces, a rede de relacionamentos do Messenger!
http://www.amigosdomessenger.com.br/