ARLA/CLUSTER: Enquadramento do Funcionamento das Estações Repetidoras (Controlo Remoto)

CT1FZC/CLUSTER ct1fzc.cluster gmail.com
Sábado, 7 de Março de 2009 - 03:33:02 WET

Os repetidores de fonia VHF e UHF já têm regulamento, não era vinculativo até à saída do decreto-lei... Porque é que a ANACOM nunca avançou com vistorias às estações repetidoras??? E muitas estão bem fora do que está definido no documento de 2005.

 "ANACOM aprovou, no início de 2005, um documento que define o enquadramento do funcionamento das estações repetidoras (ER) de fonia nas faixas de VHF (144-146 MHz) e de UHF (430-440 MHz) atribuídas ao serviço de amador e, nomeadamente, os elementos a apresentar para o licenciamento, os planos de frequências, as características técnicas das estações e as suas condições de funcionamento."

Ponto 5 alínea 4:
"iv) monitorização e controlo remoto: permitido, contudo a estação só poderá
ser desligada em caso de avaria;"
Se houver bagunçada num qualquer repetidor que sou responsável e o mesmo for desligado, como é que se prova que o desligamento foi propositado?! Não prova, posso sempre alegar que o equipamento tem uma avaria, e está temporariamente fora de serviço!! E se eu próprio me deslocar à Serra e desligar o repetidor manualmente, já não é controlo remoto, pois não!!!

Outra questão, acho curioso como alguns colegas consegue resolver tudo com um simples telefonema à ANACOM, é que por aqui por Sintra, não houve uma única chamada que tenha tido efeitos práticos. A começar com a bagunça no repetidor de VHF (RV57), aos ataques desenfreados dos equipamentos PLCs na minha zona, à instalação de um emissor de TV em território Espanhol que acabou com a TVI no concelho de Campo Maior, (esta até fui acusado que eram as minhas antenas que não deixavam ver as telenovelas!!), à invasão da nossa faixa de UHF 433.075 até 434.775Mhz por sistemas sem fio (Auscultadores, colunas de som, remotos de gruas e equipamentos de construção civil, etc...), o "magnífico" som do canal "TVI24" em 145.750Mhz, com a entrada em serviço deste canal na Rede de Cabo tenho 60Dbs acima de 9 (lido na escala do MKII), que não me permite qualquer hipótese de escuta no repetidor de Montejunto! Bem vou ficar por aqui...

Mas afinal qual será o segredo, é que por aqui está difiiiiiicil...

Para terminar, faço votos que as novas modalidades associadas ao Rádio Amadorismo, sejam tratadas com o devido respeito que merecem pelos Srs. Rádio Amadores que se farão representar pelas associação nos próximos 90 dias na Anacom. Sob pena de não se cativar novos Amadores para este "hobby", um destes dias não seremos em número uma "população" que tenhamos representatividade na entidade que nos regula, e a pouco e pouco, perdemos o pouco, do pouco que temos (desculpem a redundância). Discordo quando escuto alguém dizer que a Internet não veio retirar as atenções para o Amadorismo nesta geração de jovens. Isso é MENTIRA... Tenho vários exemplos na minha família e de colegas que os seus filhos ou outros elementos da família não seguiram este "hobby", a evolução informática tomou conta e orientou-os para um mundo infindável que nunca o Radio Amadorismo poderá oferecer!

Perguntam vocês, mas afinal o que é que este individuo (eu), tem feito pelo Radio Amadorismo? A resposta é simples: Pouco, muito pouco, porque mesmo trabalhando nos limites da lei, é difícil fazer-se alguma coisa de verdadeiramente inovador, que impressione um qualquer cidadão, e fazê-lo gostar de Rádio.

Um abraço e bom fim de semana

CT1FZC