ARLA/CLUSTER: Fwd: (Araucaria) analise do desastre da Air France

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Junho de 2009 - 14:23:49 WEST

Caro Luis,

Em complemento da sua mensagem anterior, posso acrescentar que o sistema
ACARS opera em 3 segmentos rádio estabelecidos, nomeadamente em HF onde é
conhecido por HFDL (HF Datalink), em VHF nas frequências que mencionou, e
via SATCOM.

Ainda não apurei com segurança, mas já li relatos de que justamente as
mensagens do AF447 foram enviadas através de satélite, e talvez por isso não
apareçam nos relatórios dos amadores, que fez o favor de enviar.

Não conheço os sistemas embarcados no A330 da Air France, mas admito que
possam ter usado para isso o INMARSAT. Os dados de que dispomos de momento
são muito escassos, infelizmente.
Alguns sistemas de SATCOM para o INMARSAT utilizam antenas orientáveis que
são giroscópicamente estabilizadas para manterem a orientação para o
satélite, independentemente da atitude da aeronave.
É fácil imaginar que em caso de falha massiva de sistemas aviónicos (como
parece ter sido o caso) esta ligação seja facilmente perturbada e que a
aeronave possa ainda ter voado umas boas milhas após a última mensagem.

Como nota de interesse, o ACARS foi desenvolvido precisamente para estas
funções, isto é, para o envio de mensagens de manutenção directamente da
aeronave em voo para a respectiva central de operações. Para o efeito foram
estabelecidas algumas redes privadas de comunicações em VHF detidas e
operadas por duas empresas (SITA e ARINC) que vendem estes serviços às
companhias aéreas.
Posteriormente os serviços prestados foram alargados a operações de ATC em
certas áreas do mundo. Hoje em dia, a ICAO coloca muita ênfase nos futuros
sistemas CPDLC (Controller Pilot Data Link Communication), que já não irão
assentar no ACARS, mas sim nas novas tecnologias VDL (VHF Datalink)
entretanto desenvolvidas. Estas existem em várias versões, e prevê-se que no
futuro possam também incluir a voz digital através do VDL-3 (o DSTAR da
aviação). Estes novos sistemas irão ainda assegurar o transporte das
mensagens de operações, é claro.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ