Re: ARLA/CLUSTER: Potência p.i.r.e. e Potência de Saída

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Sexta-Feira, 5 de Junho de 2009 - 23:25:51 WEST

Boas,

Dois assuntos:

- Primeiro, no Anexo 6 e no cabeçalho da tabela, onde se diz:
"Acessibilidade pelas categorias de
amador e potências máximas permitidas
[W]a) b)"

As alíneas respectivas referem:
a) - potência de pico quando não haja indicação em contrário
b) - a potência utilizada deve ser a mínima necessária para a realização da
comunicação.

As unicas menções a p.i.r.e. só aparecem nas seguintes faixas de frequência:
135,7 - 137,8 f) kHz 1 [p.i.r.e.] 1 [p.i.r.e.]

1.240 - 1.260 MHz 50[p.i.r.e.] 50[p.i.r.e.]
1.260 - 1.270 MHz 50[p.i.r.e.] 50[p.i.r.e.]
1.270 - 1.300 MHz 300[p.i.r.e.] j) 300[p.i.r.e.]

10,45 - 10,5 GHz 300[p.i.r.e.] 300[p.i.r.e.]

As únicas referencias a p.a.r. estão nas seguintes:

50 - 50,5 MHz 25[p.a.r.] 25[p.a.r.]
70,1570 - 70,2125 MHz 100[p.a.r.]
70,2375 - 70,2875 MHz 100[p.a.r.]

portanto para todas as outras faixas, salvo má interpretação da minha parte,
serão potências em PEP (Peak Envelope Power)

Segundo a Wikipédia em inglês:
*
Peak envelope power* is the average
power<http://en.wikipedia.org/wiki/Power_%28physics%29>supplied to the
antenna <http://en.wikipedia.org/wiki/Antenna_%28electronics%29> transmission
line <http://en.wikipedia.org/wiki/Transmission_line> by a
transmitter<http://en.wikipedia.org/wiki/Transmitter>during one radio
frequency <http://en.wikipedia.org/wiki/Radio_frequency> cycle at the crest
of the modulation
envelope<http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Modulation_envelope&action=edit&redlink=1>,
under normal operating conditions.

Traduzindo:
Pico de potência de portadora é a potência média fornecida à antena pela
linha de transmissão de um transmissor de rádio frequência durante um ciclo,
no pico da modulação (da portadora), em condições normais de funcionamento.

Sabendo nós que na esmagadora maioria das transmissões de amador, a
modulação da portadora, raramente atinge 100%, será muito dificil (julgo eu)
"esgotar" ou transgredir a legislação (já) em vigor.

Agradeço comentários, e correcções se for caso disso.

Segundo assunto:

Colega Manuel Artur, não se exclua da Lista, pois como o Mourato disse, faz
falta pessoal que transmita conhecimento aos leitores do Cluster.
Eu particularmente, gostei da forma simples com que explicou os cálculos de
perdas e ganhos (não financeiros) das antenas, fichas e linhas de
transmissão.

Presumo também que o "excesso" do Matias não foi com a intenção de melindrar
ninguém.

e pronto, acho que pus tudo na carta, desculpem não mandar 5 euros mas o
envelope já estava fechado...

Cumprimentos

Salomão

P.S.: Mourato, aguardo o teu comentário ao ficheiro que te enviei em
privado.