=?iso-8859-1?Q?RE:_ARLA/CLUSTER:_Re:_Polariza=E7=E3o_Vertical, _Polariza?= =?iso-8859-1?Q?=E7=E3o_Horizontal, _Polariza=E7=E3o_Circular_por_Paulo_Pin?= to, CT1ETE (Carlos Mourato)

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009 - 22:11:26 WEST


Mas será que eu li bem, ou já estou a ficar XÉXÉ.



Manuel Artur
CT1AED
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Carlos Mourato [radiofarol  gmail.com]
Enviado: quarta-feira, 29 de Julho de 2009 13:26
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Polarização Vertical, Polarização Horizontal, Polarização Circular por Paulo Pinto, CT1ETE (Carlos Mourato)

Colega Paulo

Muito obrigado por ter esclarecido todos os assuntos comentados por mim.
No email anterior, talvez por falta de atenção da minha parte, dá a entender que se referia à configuração "ARROW" que apresenta nas fotos, daí eu ter colocado os meus comentários.
Todavia, depois deste seu email verifico que  o assunto por si exposto ultrapassa o simples explanar da configuração apresentada e assenta em modelos mais especificos. Deste modo o que acabou de explicitar neste seu mail está correctissimo, no seu conteudo e concordo em absoluto com tudo o que disse acerca dos comentários que referi,e aproveito para agradecer alguns esclarecimentos que me prestou.

73 de CT4RK


2009/7/29 Paulo Pinto <ct1ete  gmail.com<mailto:ct1ete  gmail.com>>

Ao colega CT4RK:

Agratedeço o cuidado de ter lido o meu pequeno artigo, já escrito há uns anos, e de o ter comentado. Tentei verificar a pertinência das suas observações, no sentido de corrigir erros ou falhas na sua elaboração. Não tendo tido o objectivo de redigir um artigo tecnicamente evoluído e pormenorizado, uma vez que se destinava a tentar estimular a investigação na área, procurei, mesmo assim, ter cuidado com imprecisões de teor técnico. Reconheço que, se fosse hoje, a sua redacção teria sido muito mais clara e inequívoca. Contudo, o seu comentário pouco ou nada acrescenta ao que foi dito, como explico:

1º   O esquema de cabos coaxiais apresentado, presta-se
para aplicar a 2 antenas com 90º de diferença, mas ambas iguais, (da mesma
banda)

Certamente que são duas antenas da mesma banda: não poderia ser de outra forma. Na imagem dos cabos coaxiais não há nada que diga que é aplicado a antenas de bandas diferentes.

2º  O sistema apresentado não apresenta polarização circular pura, mas sim em steps de 90º isto se as antenas forem iguais e da mesma banda, e cruzadas  (direita ou esquerda segundo a alternância dos cabos).

Polarização linear e circular são tipos "especiais" de polarização elíptica. Se considerarmos 2 vectores posicionados num ângulo recto, temos garantida a igualdade na frequência, mas não no ângulo de fase ou na magnitude. Para garantirmos polarização circular, a magnitude tem de ser a mesma e o ângulo de fase entre os 2 vectores tem de ser exactamente 90º. Isto é, um momento 0 e um momento 90º fora de fase, alimentados da mesma forma, dando lugar a uma combinação de atraso ou adianto. Qualquer outra combinação (excepto magnitude 0 que dá polarização linear) produzirá uma polarização elíptica.

Como é evidente, é preferível ter uma ideia aproximada do que não ter ideia alguma. Ou seja, mesmo que não consigamos o rigor científico dos 90º de desfasamento, não será por isso que deixaremos de obter os resultados almejados. Outra solução é afastar os planos dos dipolos das duas antenas e jogar com o cabo coaxial, de modo a conseguirmos os 90º.

3º O sistema de cabos apresentado nunca funciona correctamente em bandas diferentes, por a diferença de fase ser completamente diferente de uma banda para a outra.

Entenda-se do artigo que para cada banda (2m/70cm) deve ser feita a mesma combinação de duas antenas e desfasamento de fase.

4º a configuração de antenas 2m/70cm apresentadas nas fotos, não apresenta polarização circular em caso algum, mas sim vertical numa banda e horizontal noutra.

A configuração de antenas 2m/70cm refere-se a uma antena Arrow, que não é mais do que duas antenas de polarização linear perpendiculares, e não o que atrás é dito em relação às crossed-yagis.

5º A configuração apresentada nas fotos, de duas yagis cruzadas de banda diferente, apresenta uma atenuação de 3 dBs por banda, em relação a uma radiação circular.

Exactamente o que é dito no artigo.

6 Polarizações circulares lineares, (variando o angulo continuamente)
 obtêm-se com antenas circulares, como a Helicoidal e outras baseadas no mesmo principio e não com yagis simples (RHP ou LHP consoante o sentido do enrolamento)

Errado, desde que sejam garantidos os 90º de desfasamento.

7º Antenas yagis simples, da mesma banda, quando cruzadas, apresentam uma variação de angulo em relação ao plano de propagação em 4 steps de 90º e nunca de forma circular pura.

Remeto para a resposta anterior.

8º  O sistema apresentado nas fotos funciona para satélites, desde que seja toleravel o fading originado pela rotação do mesmo. Todavia terá uma perda de 3 dBs em relação à polarização circular. Usa-se este tipo de configuração, tal como o colega ETE exemplifica, manualmente e procurando o melhor sinal do satélite.

Correcto. Aplica-se à antena Arrow.

Para mais sobre o assunto, consulte-se um bom manual como por exemplo o Space Communications Handbook.

Cordiais 73
--
CT1ETE, Paulo Pinto
MSN: pspinto  yahoo.com<mailto:pspinto  yahoo.com>
http://www.ct1ete.net
http://transponderclubedeportugal.blogspot.com

_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




--
Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não ao PLC. Proteja o ambiente
-----------------------------------------------------------


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090729/2bfe9728/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER