RE: ARLA/CLUSTER: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009 - 18:54:04 WEST


Contactos impossíveis em VHF...

Ainda não perdi a esperança de um dia destes fazer o meu primeiro contacto em 1296 MHz com a República de Cabo Verde, assim o Xará, D44TD, arranje condições para aproveitarmos o duto troposférico.

Na minha modesta opinião, acho perfeitamente possível, atendendo aos mapas das previsões de
propagação, chegarmos até aos Rochedos do Arquipélago de São Pedro e São Paulo; depois desse ponto, só Deus ou os homens saberão. Ainda falta registar, a quimera, o primeiro Dx Intercontinental Europa/América em VHF.

Esta era a altura ideal para a radiobaliza em VHF Hi-power estar a trabalhar na Costa Alentejana ou Algarvia....infelizmente ainda não arranjamos sitio e condições, muito embora os constantes pedido do Carlos Mourato a várias entidades que poderiam ajudar no local.

[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Motoki_Aspsp_br_Fig02B_c_ScientificStation.jpg/300px-Motoki_Aspsp_br_Fig02B_c_ScientificStation.jpg]<http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Motoki_Aspsp_br_Fig02B_c_ScientificStation.jpg>
O Arquipélago de São Pedro e São Paulo, pertence ao Brasil e está localizado na região equatorial do Oceano Atlântico, N00º55.1', W29º20.7', aproximadamente a 1010 quilômetros ao ENE da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A área total emersa é de aproximadamente 13 mil m² à altitude máxima de 18 metros. É constituído por cinco ilhas maiores e numerosos rochedos, sendo um dos lugares mais inóspitos do Mundo. Existe uma estação científica brasileira na ilha Belmonte.

[http://www.dxinfocentre.com/tr_map/fcst/nat018.jpg]

João Costa, CT1FBF

________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quarta-feira, 29 de Julho de 2009 17:53
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

Colega Mário
É tropo!...Acontece com frequencia nestes meses de Verão, e até lá para Outubro. É devido principalmente, as diferentes temperaturas encontradas em varias camadas  em altitude, que devido a terem densidades diferentes, alteram de maneira diferente a velocidade de propagação refractando as ondas de rádio. Ontem mesmo, às 22:30, falei de Sines, em 145.450 MHz, portanto em directo, de dentro do QTH, com o portátil com apenas 2,5 watts, com antena própria dele ( a vulgo antena de "borracha"), com CT1APU em Castelo Branco, numa distância superior a 300Km. Antes de ontem falei com Cabo Verde, com D44TD, em 144.300 MHz, com S5, numa distância de 2926 Km. Tudo isto é tropo e nada têm a ver com esporádicas.

Bons DX!...Fiquem atentos às noites, pois prometem bons comunicados em 2m e 70 cm, a distâncias muito interessantes...Principalmente na hora de inversão da temperatura

73 de CT4RK


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090729/99593549/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER