Re: ARLA/CLUSTER: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009 - 17:52:31 WEST

Colega MárioÉ tropo!...Acontece com frequencia nestes meses de Verão, e até
lá para Outubro. É devido principalmente, as diferentes temperaturas
encontradas em varias camadas  em altitude, que devido a terem densidades
diferentes, alteram de maneira diferente a velocidade de propagação
refractando as ondas de rádio. Ontem mesmo, às 22:30, falei de Sines, em
145.450 MHz, portanto em directo, de dentro do QTH, com o portátil com
apenas 2,5 watts, com antena própria dele ( a vulgo antena de "borracha"),
com CT1APU em Castelo Branco, numa distância superior a 300Km. Antes de
ontem falei com Cabo Verde, com D44TD, em 144.300 MHz, com S5, numa
distância de 2926 Km. Tudo isto é tropo e nada têm a ver com esporádicas.

Bons DX!...Fiquem atentos às noites, pois prometem bons comunicados em 2m e
70 cm, a distâncias muito interessantes...Principalmente na hora de inversão
da temperatura

73 de CT4RK