ARLA/CLUSTER: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

Mário Osório ct2htm gmail.com
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009 - 16:09:38 WEST

*Pois é, a propagação ás vezes prega-nos cada surpresa... como ontem por
volta da 0100. Em alguns alguns anos de radio amadorismo nunca vi nada
semelhante! Estava eu por Oeiras em portátil com antena portátil
telescópica, num local em campo aberto a 130 metros AMSL e a receber sinais
acima de 9 em VHF provenientes do sul Espanha (Sevilha), Marrocos e
Canárias. Até aqui nada de novo visto ser "normal" ter estes sinais no verão
quase diariamente. O que já não é normal é receber os repetidores do norte e
centro de Portugal com sinais dessa grandeza!

Então foi assim: o  RV48 da Estrela (distancia ~230KM) a chegar como um
repetidor local, +60dB, os 145,7625 de Baltar (distancia ~290KM) a chegar
com sinais oscilantes de 1 a 9 e finalmente o repetidor de Viana do Castelo
(distancia ~348KM) com sinais de 1 a 5dB!!!

Consegui efectuar QSO's em todos os repetidores com cerca de 5 W. Consegui
activar Viana do Castelo com 0,5 W apenas!

As condições de trabalho foram TRX Icom IC-E91 com bateria original e antena
SMA-99.

Penso que se a propagação se mantiver assim o resto do Verão iremos ter
muito boas surpresas! Aproveito para perguntar aos "mestres"  se acham que
se tratou de uma esporádica ou de uma tropo?

Fica o meu sincero agradecimento aos colegas Rogério CT2JCL, Coelho CT5KGC,
Gaspar CT5GGP e Canhoto CT1CF, por me permitirem ter feito estas
experiências até quase ás 0200.

Saudações a todos e bons contactos.

73' de CT2HTM*