Re: ARLA/CLUSTER: Terra da estação

Agostinho Fernandes agostinhofernandes gmail.com
Domingo, 19 de Julho de 2009 - 22:52:46 WEST

Caro colega,

O facto de as antenas e o mastro estar ligado à terra não é para servir de
pára raios, estas ligações à terra servem, para no caso de haver uma
grande concentração de cargas elétricas que se acumulam no ar, este
ioniza-se e descarrega essas mesmas cargas, através da ligação à terra, pelo
que os para raios e apenas servem como prevenção.
O raio em si, pode "cair" em qualquer lado, claro que existem locais com
mais probabilidades, mesmo uma antena desligada pode "receber" um raio e as
consequências serem as mesmas para os equipamentos, ainda temos de ter em
conta o ampo eletromagnético que destroi todos os equipamentos electronicos
dentro do seu alcance.

Ou seja os para raios existem para prevenção, descarregando para a terra o
ar ionizado, se a sua função fosse atrair os raios o seu nome era de certeza
outro.

Para ficarem esclarecidos sugiro alguma leitura sobre o assunto por forma a
enriquecerem o vosso conhecimento.

Deixo aqui um exemplo prático

Cumprimentos
Agostinho Fernandes