RE: ARLA/CLUSTER: Terra de Protecção versus Terra de Serviço.

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2009 - 19:56:46 WEST

Ola Gomes!

Eu creio que a terra de protecçao diz respeito ao terminal de terra presente em toda a instalaçao electrica nas nossas casas.

Que como o nome diz, serve de protecçao para os utilizadores.

Se a memoria nao me engana, nunca deveremos ter mais de 40volt entre a terra e o neutro.

No caso de um predio, a terra e comum a todas as habitaçoes, portanto os electrodomesticos dos vizinhos tambem podem introduzir ruido.

Uma terra de serviço sera outro terminal de terra, mas destinado a uso dedicado, ou seja para uso exclusivo do utilizador com um unico e determinado fim. Que neste caso podemos considerar a massa dos equipamentos de corrente continua.

No caso de radiocomuniaçoes, a terra de protecçao alem do ruido que possa induzir, e tambem uma ligaçao longa efectuada por fio de 2,5mm, que eh alta frequencia oferece uma resistencia electrica consideravel, que nao sera desejada de todo no nosso mundo.

Nesse aspecto considero-me um priveligiado, pois junto do meu shack tenho uma canalizaçao de agua (metalica) que faz realmente uma excelente terra quando ligada com uma trança de cobre ao chassis do transceptor.

Espero ter ajudado algo!

Por acaso nao andou a ler o regulamento das instalaçoes electricas? E que quanto mais se le, mais duvidas surgem! Hehe!

73 de Miguel - CT2JUT