Re: ARLA/CLUSTER: Terra de Protecção versus Terra de Serviço.

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2009 - 21:56:13 WEST

Boas.

Do que já li e re-li, fiquei com a ideia que, no caso de não se poder
obter uma terra de serviço em condições, como no caso de um prédio de
habitação, por exemplo, mas vale deixar o sistema de antenas
"flutuante", isto é, sem ligação á terra, do que ligado a uma terra
ineficiente.
É no entanto necessário providenciar forma de poder desligar os cabos
de antena, rotores e afins para que fiquem fora do "shack" e do
alcance de outros aparelhos.

Ainda assim, quem puder instalar uma terra de protecção e serviço em
condições, deve dar importância suficiente ao assunto. Não esquecer os
dispositivos de protecção adicionais.

Mais info: http://www.astrosurf.com/luxorion/qsl-lightning-protection.htm

Cumprimentos,

--