ARLA/CLUSTER: podem os antigos CT5 realizar morse ???

CT2HKY ct2hky gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2009 - 20:36:10 WEST

Olá 73's a todos, principalmente aos colegas radioamadores de Categoria C.

Eu, na minha singela e insignificante opinião, depois de ter lido
inicialmente o conteúdo do Dec-Lei 53/09 ainda antes de sua entrada em
vigor, achei para mim mesmo que em virtude da não necessidade de se prestar
prova em exame para fazer determinados modos de comunicações que não só
transmissão de voz, quereria dizer que, todos os Radioamadores passariam a
poder operar PSK31, RTTY, Packet, SSTV, Morse e muitos outros, uma vez, que
era uma portaria da legislação anterior, que limitada os Radioamadores de
categoria C, a não poder operar mais que aquele código de uma letra um
numero e uma letra (f3e por exemplo), que correspondia unicamente à fonia no
caso de se ser Radioamador desta categoria, independentemente se fosse CT1,
CT2, CT4 ou verdadeiramente o simples CT5, como agora, na nova legislação
deixou-se de fazer referencia a essas nomenclaturas, na minha opinião, e
friso mais uma vez, minha opinião, não encontro qualquer base legar, na
legislação nacional ora publicada e em vigor, que proíba de se usar estes
modos, no caso especifico dos Radioamadores de Categoria C no caso do aprs,
packet, sstv, rtty, psk31 e morse, sendo que neste ultimo caso, os ex
Radioamadores da Categoria B sem morse, também estarão incluídos.

Já agora, em tom de comentário critico, tenho de deixar aqui esta passagem.
À já uns anos atrás, um colega nosso na altura CT5, hoje CT2 para sua
felicidade e com os meus sinceros parabéns, fazia na altura aprs em móvel,
principalmente quando andava na auto-estrada a +/-xxx Km/h, era a descer,
mas era o que lá aparecia, ficou apreensivo, entenda-se muito chateado,
comigo quando o alertei para o facto de não poder legalmente praticar aprs,
pois ele tinha comprado o rádio (tm-d700e) e o seu gps (garmin etrex euro)
tal e qual como o que eu tinha na altura, curioso, depois de ser CT2, nunca
mais voltou a ligar aquilo, se fosse hoje, afinal ele estava bem e eu é que
estaria errado...

Boas comunicações para todos vós, aproveitem bem todos os recursos que o
Radioamadorismo tem, e verão que vai ser muito mais divertido, atenção, para
bem das boas ou das más redes de comunicações digitais que existem, cumpram
as regras e as normas IARU, solicitem ajuda sempre que precisarem, não há
que ter vergonha, quem não sabe deve perguntar, pois, ninguém sabe tudo, nem
ninguém nasceu até hoje, já ensinado, embora, por vezes parece que existe
pessoas que já nasceram muito Radioamadores.