Re: ARLA/CLUSTER: Estação Rastreio PoSat-1

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com
Segunda-Feira, 13 de Julho de 2009 - 22:28:29 WEST

Caro Fabiano e demais colegas:

No link que junto, está de uma forma mais ou menos sucinta a história do
Posat-1:

http://www.apeadeiro.org/sociedade/o-posat-1

Saliento que na altura da sua construção, o sistema modular SSTL (Surrey
Satellite Technology), já estava obsoleto e,
se não estou em erro, o Posat-1 foi o último satélite deste tipo a ser
enviado para o espaço. O preço pago foi exoooooorbitante, para o tipo de
satélite. Mas podemos dizer com orgulho que Portugal (ainda) tem um satélite
próprio.

Tem (teve) tanta utilidade como satélite de comunicações, como uma rolha tem
para um naufrago...

Devemos ainda agradecer á entidade que ficou responsável pela gestão e
utilização do satélite, o facto de nunca o ter libertado para o serviço de
Amador, após se ter verificado a sua inutilidade para a função a que se
destinava.

Um outro desenvolvimento mais recente, foi o facto da Amsat-UK ter
pretendido reclamar a sua posse...
Se não me engano já uma Associação nacional teria feito o mesmo pedido à
CPRM e o mesmo nem sequer obteve resposta ou esta foi um redondo não.
(Esta última informação carece de confirmação, pois não estou na posse da
totalidade dos factos)

Entretento, as baterias já foram à vida, etc, etc

Também consta que as forças Armadas, foram equipadas com equipamentos topo
de gama de uma conhecida marca japonesa cuja inicial não é um Y nem um I, e
que os mesmos equipamentos foram (quase) todos parar a um depósito de
material, e daí foram parar, juntamente com muito outro material, aos fornos
da Siderurgia Nacional.

Caprichos de um país rico...

Cumprimentos

Salomão