RE: ARLA/CLUSTER: Estação Rastreio PoSat-1

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2009 - 10:42:38 WEST

Bons dias.Aqui ás uns anos tive a honra de ser convidado pelo Professor Máximo Ferreira para uma demonstração de reflexão meteórica numa actividadede astronomia.Curiosamente uma das pessoas que se interessou mais pelo MS foi o Sr. Ministro Mariano Gago, que também esteve presente.No final e em off-record lá lhe pergunta-mos por novidades do Posat.Assim soubemos que o satélite não pertencia ao estado, mas sim é Siemens.Esta empresa tinha-se fragmentado em varias, e o satélite lá calhou no espólio de um herdeiro qualquer sem o mínimo interessenele.Se o Posat ainda estivesse vivo, talvez ainda valesse a pena sensibilizar esta empresa para o libertar para o uso amador, mas  comoo pobre Satélite morreu permaturamente, não vale a pena.
Enfim, foi triste a curta vida do Posat, mas pode ser que tal como o AO7 ele ressuscite.Normalmente o que se degrada são as baterias, mas quando elas por fim se fazem em pó, permitem que os paneis solaresalimentem os circuitos de radio e assim quando não eclipsado pela  Terra o POSAT ou o aguardado AO40 que teve a mesma sina, podem voltar á vida tal como o AO7 .
73's
Matias

Date: Mon, 13 Jul 2009 22:28:29 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Estação Rastreio PoSat-1
From: sal.fresco  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Caro Fabiano e demais colegas:

No link que junto, está de uma forma mais ou menos sucinta a história do Posat-1:

http://www.apeadeiro.org/sociedade/o-posat-1

Saliento que na altura da sua construção, o sistema modular SSTL (Surrey Satellite Technology), já estava obsoleto e,
se não estou em erro, o Posat-1 foi o último satélite deste tipo a ser enviado para o espaço. O preço pago foi exoooooorbitante, para o tipo de satélite. Mas podemos dizer com orgulho que Portugal (ainda) tem um satélite próprio.

Tem (teve) tanta utilidade como satélite de comunicações, como uma rolha tem para um naufrago...

Devemos ainda agradecer á entidade que ficou responsável pela gestão e utilização do satélite, o facto de nunca o ter libertado para o serviço de Amador, após se ter verificado a sua inutilidade para a função a que se destinava.

Um outro desenvolvimento mais recente, foi o facto da Amsat-UK ter pretendido reclamar a sua posse...
Se não me engano já uma Associação nacional teria feito o mesmo pedido à CPRM e o mesmo nem sequer obteve resposta ou esta foi um redondo não.

(Esta última informação carece de confirmação, pois não estou na posse da totalidade dos factos)

Entretento, as baterias já foram à vida, etc, etc

Também consta que as forças Armadas, foram equipadas com equipamentos topo de gama de uma conhecida marca japonesa cuja inicial não é um Y nem um I, e que os mesmos equipamentos foram (quase) todos parar a um depósito de material, e daí foram parar, juntamente com muito outro material, aos fornos da Siderurgia Nacional.

Caprichos de um país rico...

Cumprimentos

Salomão
CT2IRJ