ARLA/CLUSTER: APRS

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Sexta-Feira, 3 de Julho de 2009 - 10:39:16 WEST

O facto de configurar ou pôr em funcionamento equipamentos em AX.25 não implica que saiba como funciona o protocolo.
E o que vejo é que poucos sabem como funciona e têm um conhecimento superficial do AX.25.

Você "luta" com as configurações porque muito possivelmente ignora como funciona o protocolo e usa o metodo de trial and error, testa valores até acertar...

Eu não apresento aqui opiniões mas factos e standards.
Compreendo que para quem nunca teve formação sobre comunicações de dados estes pareçam estranhos mas é assim que as coisas funcionam.

O facto de eu ter coocado algumas perguntas e ninguém ter respondido mostra, dentro de certos limites, que afinal o conhecimento do AX.25 por parte dos utilizadores é superficial.

Isto não quer dizer que os utilizadores necessitem de saber tudo sobre o AX.25, tal como eu conduzo um carro mas não se o que acontece debaixo do capot...

O que tento fazer aqui é lançar desafios de forma a partilhar o que aprendi ao longo dos anos em que trabalhei em operadores de telecomunicações.

O que não admito é a arrogância dos ignorantes, o recurso à piadola por parte de quem não consegue discutir técnica por não saber.

Muitas vezes neste e noutros forums se afirmou que não se discute técnica, mas cada vez que se tenta fazê-lo torna-se difcil manter uma discussão saudável.

Aqui há pouco tempo um colega escreveu aqui que a ANACOM devia incluir perguntas sobre modos digitais nos exames em vez do exame de telegrafia. Se ao fim de tantos anos a usarmos AX.25 o nível de conhecimentos é tão baixo como aqui se tem visto devia ser bonito.

Paulo Calvo
  ----- Original Message -----
  From: CT2HKY
  To: ARLA-Cluster
  Sent: Thursday, July 02, 2009 6:48 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: APRS

  Boa tarde e todos os colegas.

  Colega Paulo Calvo, eu, pessoalmente, não sei qual o seu indicativo, mas pelo muito que tenho andado no packet, e até no aprs, não me parece que tenha visto nada até ao momento que tenha sido configurado ou colocado em funcionamento pelo colega, supondo que é Radioamador, por isso, da minha parte, o colega pode ficar com as definições que quiser, eu tenho a minha perspectiva real do que é o packet e do que é o aprs, pois, já à muito, que "luto" com as configurações de hardware, firmware e software, por isso, não consigo perceber o teor de muitos dos posts aqui colocados, mas isso deve ser mesmo uma questão de limitações Radioamadoristicas da minha parte.

  Mais uma vezes chamo a atenção de todos os possíveis leitores/interpretes, de que estas e outras anteriores, minhas palavras, não são contra ninguém, não têm o objectivo de ferir susceptibilidades de ninguém, não têm como alvo qualquer Radioamador, Associação ou user desde cluster, são pura e simplesmente a minha opinião pessoal, enviado desde um dos meus dois emails, um fixo outro móvel, não envio nunca mensagens com remetente escondo ou não identificado, estou receptivo a criticas assim como a opiniões divergentes, agora, têm é que saber ser democráticos a debater os assuntos, assim sendo, não podem impor as vossas opiniões com apenas e unicamente como sendo as válidas, até, porque eu só intervenho em temas que conheço um poucochinho.

  THE END

  Os meus melhores votos de muito e bom Radioamadorismo.