Re: ARLA/CLUSTER: Primeiras emissões em D-star nos 10m e 6m.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2009 - 14:49:41 WET

Colega Miguel, depois do email anterior permita-me fazer alguns comentarios

2009/1/18 Miguel Miranda <etjfonte  ua.pt>

> [...]
> neste caso a analogia faz-se com um canal FM. Não é por acaso que se podem
> utilizar sistemas FM existentes para transmitir em D-Star (satétiles, etc):
>
> Assim sendo e olhando agora para a lei, esta diz:
>
> [ Portaria n.º 322/95, de 17 de Abril ]
>
> " 8º: (...) Nas emissões em F3E e F3C o desvio de frequência não deve
> exceder +-3 KHz (12K00F3E) nas faixas até 30 MHz e +-15 KHz (36K00F3E) nas
> faixas de frequências entre os 30 MHz e os 440 MHz. Para as faixas de
> frequências acima dos 440 MHz, o desvio de frequência deverá ter em conta a
> evolução tecnológica dos equipamentos utilizados. "

Aqui está a maior das aberrações  do actual regulamento...Fazer FM abaixo de
30 MHz, mas enfim!!!!

> Logo estava correcto quando afirmei a diferença no entanto, mas como os
> colegas tiveram a amabilidade de me informar, parece que o D-STAR está em
> conformidade com os 6kHz permitidos para HF. E também podemos ver que pode
> ultrapassar acima dos 30 MHz.

Claro que está...Mas apenas ao abrigo do regulamento português vigente.

> Em nota cómica, gostava só de notar que não existem transmissões digitais.
> Todas são analógicas, os modos, esses sim podem ter (ainda que analógicos,
> pois tudo no universo é analógico sendo o mundo digital parte deste
> universo), conotações a modos digitais, daí o CW (OOK) ser muitas vezes
> referido como o primeiro modo digital.

O CW pode ser considerado um sinal digital simples, de tudo ou nada, a uma
velocidade de muito baixo BR. No entanto as técnicas modernas de modulação
digital, como o GMSK do D_STAR, o OFDM , e sei lá quantas mais, são muito
mais complexas, por normalmente serem o conjunto de 2 ou mais tipos de
modulação (por exemplo o OFDM usa modulação de fase e de amplitude) que a
simples variação de amplitude entre tudo ou nada, verificada no caso do CW.

> Quanto aos CT5, sem comentários... Infelizmente o que a ana come (e) anda a
> fazer, acho que ninguém sabe.

Aqui estou de acordo consigo

> Em relação ao CD de música, talvez não tenha sido a melhor comparação ou
> talvez até tenha sido. Uma versão comercial da questão que no entanto é
> pertinente pois o D-STAR não é mais do que uma tentativa de comercializar o
> rádioamadorismo.

Tambem estou de acordo consigo. Mas o radioamadorismo está cada vez mais
comercial, e basta ver não só os softwares e firmewares utilizados cada vez
mais no nosso hobby, mas tambemm as imponentes estações de concursos DX,
montadas por companhias profissionais, no valor que em alguns casos chega ao
milhão de dolares, para depois serem alugadas a 3000 dolares por dia aos
"concursantes" abastados. Por isso hoje em dia, um concurso internacional de
HF é uma farsa, e já se sabe que os primeiros lugares vão para quem tem
recursos economicos e não habitlidade ou conhecimentos.

> E é nesse ponto que toca a minha questão, mesmo que eu quisesse construir
> um codec, este estará muito provavelmente protegido por uma patente, ou
> seja, não posso... e julgo que o D-STAR é o única situação, no nosso hobby,
> em que isto acontece.

Por enquanto acho que assim é.

> Eu não tenho nada contra o D-STAR, é apenas uma questão que me surgiu sem
> reflectir muito e todo este mail foi escrito à pressa...

Nem eu, até porque tenho equipamento de D-STAR, mas como disse antes, quem
quer comunicações realmente seguras em condições adversas, é melhor pensar
em SSB, e deixar-se de fantasias digitais.