ARLA/CLUSTER: Primeiras emissões em D-star nos 10m e 6m.

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 - 18:26:26 WET

Não conheço as especificações do D-STAR, no entanto convém ter em
atenção a largura de banda.
Mesmo que se utilize apenas os 10m FM, os limites da largura de banda
diferem dos utilizados em VHF e acima.

Já agora, uma vez que o D-STAR utiliza um codec proprietário, não haverá
aqui uma colisão com a norma de que as comunicações não podem ser de
acesso selectivo (encriptadas/codificadas). Selectivo no sentido de não
ser um sistema aberto, ou seja, tenho de comprar um Icom para ter acesso
ao D-STAR, ou em última análise, pagar uma licença, indirectamente, à
empresa detentora da patente do AMBE...

73
ct1enq