Re: ARLA/CLUSTER: Primeiras emissões em D-star nos 10m e 6m.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 17 de Janeiro de 2009 - 12:04:44 WET

Colega MiguelA largura de banda para FM em 10m é a mesma que em 2m : Ou seja
2,5 Khz de desvio, para um espaçamento de canal de 12,5 KHz. Vereficando com
o analizador de espectro, verifica-se que a mascara do D-STAR  é
ligeiramente superior ao desvio de + -  5KHz em FM e em UHF, o que está
legal. No entanto, a transmissão em D-STAR, não se pode integrar no modo de
emissão FM, pois é uma transmissão digital, com modulação em fase e em
amplitude. Devido à aplicação do sistema, que é relativamente recente, na
maioria dos paises, ainda não existe legislação especifica direcionada ao
D_STAR, pelo que os testes efectuados serão para aprofundar os conhecimentos
sobre a matéria, e estudar os comportamentos do sistema em modos de
propagação diferenciados.. É isso que deve fazer o amador. Até agora não
existem leis que regulem a largura de banda utilizada em frequencias acima
de 30 MHz pelos amadores de radio. Na verdade o que existem são
recomendações da IARU, e neste campo muito existe para todos nós
cumprir-mos, começando pelo respeito dos segmentos de banda dedicados a
determinados modos de emissão. Por exemplo, é frequente escutarem-se
estações em FM, abaixo de 144.300 MHz, principalmente de estações CT5, que
estão devidamente autorizados pela ANACOM,  a operarem esse modo onde não
deviam estar. Assim como tambem é muito frequente escutarem-se estações
entre 144.400 e os 144.500, em FM, faixa dedicada às radiobalizas. Essas são
no meu ponto de vista, recomendações que deviam ser rigorosamente
respeitadas o que não acontece. Como tal. acho que deve ser uma campo
interessante a explorar, desde que tal pratica não prejudique QSOs que em
modo normal para a banda, estejam a decorrer.
Quanto à legalidade das emissões em D_STAR, isso é muito subjectivo, pois os
repetidores existentes a nivel mundial, em que 5 estão em Portugal, estão
devidamente licenciados e autorizados a funcionar. Por outro lado, através
de software apropriado, pode através da internet escutar os repetidores que
usem gateway. O colega se usar um CD para escutar musica, portanto para uzar
em lazer, tambem tem que pagar direitos de autor!...Isso está incluido no
CD. Como tal ao comprar um equipamento D-STAR tambem certamente paga so
direitos de usar o ambe.

73 de CT4RK