ARLA/CLUSTER: Meteorologia para Radioamadores.
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 - 15:34:14 WET
Não sei se convosco se passa o mesmo, mas não à QSO nacional ou internacional em que participe, que não acabe por referir as condições atmosféricas vigentes na altura.
Alias, em boa verdade e logo a seguir à Legibilidade "R" ou qualidade geral do áudio escutado, e à Intensidade do Sinal "S" recebido, a temperatura e algumas vezes as outras restantes variáveis climatéricas, são quase sempre mencionadas e não raras vezes, o QSO resume-se a isto, uma troca de dados entre nós e os nossos interlocutores.
Assim sendo, é bastante comum que o vulgar radioamador de hoje em dia, tenha uma pequena ou grande estação meteorológica no seu "shack" da rádio e que desenvolva algum interesse pelo tema.
No meu caso particular, começei pelas analogicas mas rapidamente passei para as digitais. Hoje, disponho de algumas estações meteorológicas digitais bastante simples, com a vulgar indicação da temperatura interna e externa e humidade, e de uma mais "completa", isto é, daquelas de 30€ que aparecem periodicamente nos supermercados Lidl ou Plus. Compradas em diferentes ocasiões e de várias marcas, lá consegui que todas recebam a temperatura externa, via rádio em UHF, vinda dos três sensores empalhados pela casa e ainda se sincronizem com o relógio atómico da emissora de sinal horário, DCF77, localizada em Mainflingen, a cerca de 25 km a Sudeste de Frankfurt na Alemanha. Obviamente, que as minhas simples estações, em nada se comparam aos sistemas semi-profissonais ou mesmo profissionais, que outros colegas dispõem e que já tive oportunidade de conhecer.
Assim, é com grande agrado e satisfação que vejo o nosso colega Paulo Pinto, CT1ETE vir divulgar o RIG - Radioamadorismo de Interesse Geográfico - que é um projecto muito interessante que pretende agrupar todos os radioamadores que se interessem por questões relacionadas com o APRS, Meteorologia, Astronomia e qualquer outro tema que se enquadre na temática das ciências geofísicas.
Alem de sitio na Internet, do Paulo Pinto em http://ct1ete.net/rig permitam-se também mencionar mais alguns, para o tema da meteorologia para amadores no geral, e que neste caso, já foram abordados numa recente Reportagem da SIC da responsabilidade do jornalista Pedro Miguel Costa:
- MeteoPT.com - Forum de Meteorologia em http://www.meteopt.com/forum/
- A pagina Web do Saul Monteiro, MeteoAlerta em http://www.meteoalerta.com/
Por uma breve passagem no APRS, também encontramos algumas dezenas interligadas ao sistema, como sejam, entre outras as dos radioamadores ou associações:
CT1BEG -> http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=CT1BEG&units=metric
CT0XSB -> http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=CT0XSB-11&units=metric
CS1APO -> http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=CS1APO-11&units=metric
CT1EEG -> http://www.findu.com/cgi-bin/wxpage.cgi?call=CT1EEG-11&units=metric
E nesta busca pela Internet, entre centenas, uma página me chamou à atenção; não pelo exaustivo numero de dados fornecidos, mas antes, pela sua simplicidade. Refiro-me à página web do nosso colega Rui Pinto, CT2JKO e ao seu Observatório Meteorológico Amador do Cacém em http://www.ct2jko.com/OMAC/home.htm .
Como podem observar em http://www.ct2jko.com/OMAC/listagemmaterial.htm o Rui, descreve fotograficamente, pois uma imagem vale mil palavras, o seu equipamento e dá-nos um excelente conjunto de ideias, muito simples por sinal, para criamos o nosso próprio Observatório Meteorológico Amador e disponibilizar os nossos dados à comunidade em geral.
Bem, isto vai longo, mas basicamente quero mais uma vez e como já o fiz pessoalmente, dar ao Paulo Pinto, CT1ETE, os meus mais sinceros parabéns pela sua iniciativa e apelar à vossa participação no projecto RIG - Radioamadorismo de Interesse Geográfico, inscrevendo-se em http://ct1ete.net/rig ou acrescentando aos vossos "favoritos" esta página, para que a visitem periodicamente.
João Costa, CT1FBF
Mais informações acerca da lista CLUSTER