ARLA/CLUSTER: BATERIAS DE LITIO
Afonso Marques
amarques efacec.pt
Sábado, 21 de Fevereiro de 2009 - 23:29:34 WET
Muito obrigado colega Hugo Barata . Na realidade não sabia da complexidade das ditas baterias de Lítio, tenho lido pouco sobre o assunto, e das poucas coisas que sabia é que não se deve deixá-las esgotar completamente e que não há qualquer problema em mantê-las em carga.
Mais uma vez grato
73's
CT1RH
________________________________
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de Hugo Barata
Enviada: sábado, 21 de Fevereiro de 2009 19:23
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: BATERIAS DE LITIO
Caro colega da minha experiência com baterias de lítio digo que algumas baterias tem um circuito electrónico de carga que está em constante analise quer na utilização da bateria quer no seu carregamento.
Este circuito pode ter duas funções, uma pode ser a da analise de carga e descarga da bateria como atrás referido e outra função encontrada em alguns pack e mais nos telemóveis e computadores portáteis é que este circuito envia constantemente informação ao telemóvel que se trata de uma bateria original, informação esta que pode ser em onda sinusoidal ( a motorola usava muito esta situação) ou outra informação especifica. Muitas baterias de lítio quando se abre deparamos com placas de circuito impresso cheia de componentes....uma verdadeira mother board....
Por vezes este circuito electrónico se avaria e como é ele o elo de ligação entre a fonte e os pack da bateria propriamente dito mesmo que dê uma " espevitadela","xonxada" ou respiração boca á boca os pack de litio podem não receber a tal carga que se dava aos Cádmio- Níquel e aparentemente o colega acha que não consegue reanimar a bateria de litio porque a carga não chega aos packs e em algumas vezes o pack de baterias até está bom.
73 de Hugo Barata CT2HMX
2009/2/12 Afonso Marques <amarques efacec.pt>
Não sei se algum dos colegas já teve alguma ( má ) experiência com baterias de Lítio, concretamente por ter estado algum tempo sem actividade , ficar completamente descarregada e não aceitar carga .Com as baterias Cádmio- Níquel fazia-se o truque de dar-lhes uma " espevitadela" com uma tensão superior , ou descarregar-lhe um condensador electrolítico, ou a aplicação duma tensão inversa. Isto às vezes resultava.Com uma de Lítio que está nestas condições não consigo "reanimá-la" por mais boca a boca que lhe faça.
Grato
73's
CT1RH
_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090221/1772411f/attachment.html
Mais informações acerca da lista CLUSTER