ARLA/CLUSTER: BATERIAS DE LITIO

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Sábado, 21 de Fevereiro de 2009 - 19:22:52 WET

*Caro colega da minha experiência com baterias de lítio digo que algumas
baterias tem um circuito electrónico de carga que está em constante analise
quer na utilização da bateria quer no seu carregamento.
Este circuito pode ter duas funções, uma pode ser a da analise de carga e
descarga da bateria como atrás referido e outra função encontrada em alguns
pack e mais nos telemóveis e computadores portáteis é que este circuito
envia constantemente informação ao telemóvel que se trata de uma bateria
original, informação esta que pode ser em onda sinusoidal ( a motorola usava
muito esta situação) ou outra informação especifica. Muitas baterias de
lítio quando se abre deparamos com placas de circuito impresso cheia de
componentes....uma verdadeira mother board....
Por vezes este circuito electrónico se avaria e como é ele o elo de ligação
entre a fonte e os pack da bateria propriamente dito mesmo que dê uma "
espevitadela","xonxada" ou respiração boca á boca os pack de litio podem não
receber a tal carga que se dava aos Cádmio- Níquel e aparentemente o colega
acha que não consegue reanimar a bateria de litio porque a carga não chega
aos packs e em algumas vezes o pack de baterias até está bom.

73 de Hugo Barata CT2HMX*