ARLA/CLUSTER: ARBA solicita apoios para RPT D-STAR na Serra da Estrela

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2009 - 11:42:17 WET

Colega Salomão.O colega tem razões...Sempre defendi a articulação e conjugação de esforços entre associações.Umas têm repetidor mas não têm sitio*, outras têm sitio*, mas não têm repetidor, outras ainda têm sitio e repetidormas não têm tráfego devido á localização em áreas demográficas desertas.Defendo o entendimento entre associações para que possam em conjunto melhor servir o maior numero de radioamadores possível.É claro que a Serra da Estrela merece ter um repetidor de D-star, é o melhor sitio* do pais.Agora não seria vantajoso a  partilha  da tarefa?Qualquer repetidor Dstar que por ai anda ás moscas, lá faria muito melhor serviço.Se houvesse entendimento, boa vontade, podia ser um valido e exemplar projecto conjunto. *Sitio, digo serra ou montanha com excelente cobertura.

73'sMatiasCT1FFU
Date: Wed, 4 Feb 2009 08:45:57 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: ARBA solicita apoios para RPT D-STAR na Serra da 	Estrela
From: sal.fresco  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Bom dia a todos,

Deixem-me cá dizer algo de minha justiça.

Porque é que em Portugal existem quase tantos repetidores como em Espanha, ou no estado do Texas (EUA)?
Porque é que, à excepção de dois ou três bem conhecidos, os outros estão às moscas?

Porque é que no famoso mapa de células elaborado pela ANACOM, se conseguem instalar repetidores quase ao pé da porta uns dos outros?
Porque é que há o conceito geral de que em caso de emergência os repetidores de Amador são a solução? Serão estes imunes às situações de catástrofe, como vendavais, tornados ou terramotos?

Porque é que já existindo alguns repetidores D-Star, alguns com o Gateway operacional, ainda se pretendem instalar mais, remetendo para as três primeiras perguntas?
Não seria mais importante ter uma rede de repetidores que se complementasse, em vez de ter 20 e tais que pouca utilidade tem?

Ou será que é mais importante para as Associações poder dizer: "Nós temos X repetidores instalados"?

Agradeço comentários!

Cumprimentos

Salomão Fresco