ARLA/CLUSTER: limpeza de antenas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 29 de Dezembro de 2009 - 18:22:06 WET

Nada de vernizes...Isso é o pior que se pode colocar no aluminio...metade
vai à vida em menos de um ano por causa dos ultravioletas, e a outra metade
abre gretas que acumulam humidade e transformam o aluminio em farinha.
Depois de 20 anos a morar a pouco mais de 300m do mar, e a testar muita
coisa, só recomendo 2 coisas, ou MOLYCOTE 111 ou então deixar o aluminio sem
nada. A minha antena de 50MHz, não tem qualquer protecçção, está à 5 anos às
intempéries e está em muito bom estado!!!...Muito importante para que o
aluminio resista...Usar sempre nos fixadores, e demais "ferrarias" da
antena, inclusive parafusos, exclusivamente em INOX...Materiais ferrosos
oxidam rapidamente e contaminam de imediato o aluminio. No meu batente,
temos acessórios nas antenas de radiodifusão, feitos de aluminio, com mais
de 20 anos e estão em bom estado. Mais vale não colocar nada, do que andar a
tentar "embrulhar" o aluminio em produtos que não vão servir senão para
ajudar a contaminar o aluminio.
Mas uma coisa podem varrer da vossa cabeça...qualquer tipo de verniz, por
muitas promessas que vos façam, é um erro. testei de todo o tipo, desde os
"bananas" aos "maritimos"ao borrachosos, aos sei lá o que, e de todos tirei
péssimos resultados...Muito melhor deixar o aluminio a "arejar"

73 de CT4RK