ARLA/CLUSTER: esclarecimento

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 29 de Agosto de 2009 - 14:55:07 WEST

Pois é JorgeEu tambem não encontrei. No entanto preciso de ver melhor,
porque aquela lista está uma vergonha. não tem sequencia nenhuma e é preciso
ter tempo e paciencia para consultar uma coisa daquelas. ja reclamei, para a
ANACOM, mas caiu em saco roto.
O Referido OM, certamente que nunca ouviu falar em "chapeus capacitivos"...A
minha R7 tem 2...Mas devem ser só para poiso de pombos, pois 2 varetas com
cerca de 70cm de comprimento, montadas em cruz  a cerca de 4 e 6 m do chão
não tem capacidade alguma, nem com a terra nem com a restante antena e nem
pensar em medir com um capacimetro. Os fios que partem da ponta das torres
de onda longa, de tão distantes que estão do solo e tão finos em relação ao
comprimento de onda, tambem devem servir so para suportar as torres. Uma
simples antena Hertz, ou L invertido como queiram, se  calhar tambem não têm
qualquer capacidade em relação à terra!!!..Por isso Matias e Jorge!...Isso
de uma antena ter reactancia capacitiva, deve ser so nos medidores da MFJ,
porque um simples fio pode lá agora ter capacidade em relação à terra!.Os
livros de que dizem o contrário devem ter sido escritos pelo famoso "Walt
Disney". Aliás foi a partir da teoria da capacidade nula, que certamente
surgiu a famosa "antena enterrada"!!!! Eheheheh!

73 de CT4RK