ARLA/CLUSTER: esclarecimento

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2009 - 16:23:45 WEST

Então vamos lá ver:A impedância Z de uma antena é:  a soma da resistência R
com a Reactância Jx
 Z= R+Jx

Agora a reactância pode ser Capacitiva  Xc  ou Indutiva Xl
Claro que nestas parcelas queremos sempre ter uma antena puramente resistiva
50R ou próximo
para a generalidade das antenas que usamos, e manter a reactância 0 Jx
Muita gente também pensa que a ressonância de uma antena é onde tem
50ohms    e não é correcto
a ressonância é onde a reactância é mais baixa.
Por isso é que aquele abençoado medidor MFJ-259 é uma ferramenta do arco da
velha.
Quem souber ler...  he he

73's
Matias