ARLA/CLUSTER: Re: Repetidor CQ0DCH

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Terça-Feira, 25 de Agosto de 2009 - 19:28:25 WEST

Caro Miguel.

Pondo um ponto final no assunto teste e virando-me agora para o D-Star,
o referido na Wikipedia é fruto de alguém que teve (ou não) acesso a um
equipamento e fala por isso mesmo, completo desconhecimento. O protocolo
D-Star é público está por demais documentado na net, o codec tal como já
referi anteriormente pode ser gerado e controlado por PIC e como tal
utilizar-se outro chip que não o AMBE-2020 (embora este último seja mais
barato que o CMX).
Existem neste momento colegas com um estudo de um novo Codec este
exclusivamente por software (sem recurso aos Chip's), a DVSI produziu um
Chip que é simultaneamente conversor AD, um Voice encoder decoder e
(aqui foi a mais valia para a ICOM) um FEC encoder e decoder que
entrega/recebe directamente por protocolo ATM (entre outros), o registo
de patente garante que mais ninguém irá produzir um chip com estas
características, no entanto se analisar por exemplo o software D-Plus
ele agarra no bit stream descodifica-o e entrega-o a outro servidor que
por sua vez o codifica (e corrige se necessário) por forma a poder ser
emitido noutro repetidor, que eu saiba a DVSI ainda não pediu royalties
ao Robin Cutshaw (AA4RC) por ele ter "usurpado" um direito deles, o
mesmo se passa com o Satoshi que ao descodificar o bit stream através de
um software residente no PIC e o enviar ao CMX (este outro vocoder de
outra Empresa) cumpre assim as especificações do protocolo D-Star sem
contudo ter violado os direitos da DVSI.
Em relação ao repetidor GB7MH ele está activo com gateway recebe
comunicações de móveis (Rf directa) e tal como lhe disse Miguel se acaso
não tem um equipamento D-Star procure alguém que o tenha e teste o
repetidor em comparação por exemplo com um nosso, irá ver que não nota
diferença alguma no áudio no entanto o mesmo está a ser processado por
software e não por hardware (embora o software esteja no PIC e como tal
poderá levar à confusão de ser considerado hardware).
Com respeito a equipamentos com sistemas proprietários, já foi por
demais debatido este assunto mas retornando, o D-Star baseia-se num
protocolo criado à uns anos pela JARL, o mesmo é público as Empresas
concorrentes servirem-se ou não dele é meramente uma questão comercial,
isto lembra-me uma certa Empresa que pretendeu lançar um sistema (este
sim era só deles) que era o WiresII e que ficou-se por isso mesmo.

Não pense caro Miguel que sou um defensor acérrimo do D-Star, pura e
simplesmente vejo-o como um novo sistema cheio de lacunas (no meu
entender) e que só com a colaboração de todos poderá talvez num futuro a
vir a ser o único modo de comunicação, mas de momento ainda está muito
verde.

Com um abraço e um obrigado

Jorge Santos