ARLA/CLUSTER: CQ0VARB - Repetidor Serra da Arrabida - DUVIDA

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2009 - 13:22:45 WEST

Colega Santos Muito simples. Lembra-se certamente que antigamente quando não
se utilizavam tons, e os repetidores abriam com um vestigio de portadora,
muitos deles ficam semanas a ligar e desligar até avariarem. Ora na maioria,
acontecia porque o emissor, entrava no RX mesmo que muito ao de leve,
 devido a desafinação das cavidades, provocada muitas vezes pelas diferenças
de temperatura extremas a que estavam sujeitas. Isso era o suficiente para
que o proprio emissor do repetidor o colocasse um funcionamento, ou seja:
uma vez removido o sinal de entrada, o repetidor segurava-se a si proprio.
Depois com os tons esse panorama mudou. Ja era preciso o tom e os
repetidores passaram a ficar mais estaveis.pois ao remover o sinal o tom
desaparecia e o emissor desligava. mesmo que o RX "cheirasse o TX, não tinha
tom e não ia para o ar. Como os repetidores da ARLA tem um filtro passa alto
na modulação, que so passa sinal de audio acima de 150Hz, o tom que chega ao
RX, proveniente da estação que o está a usar não sai. No entanto o repetidor
tem a opção de ele proprio emitir o tom para que esta programado, mas eu
desliguei-o pelos motivos expostos, e pela razão de que o acho
perfeitamenhte desnecessário. Nada obriga a um tom para activar o SQL
selectivo, Ao contrario do que muita gente pensa, e como o colega muito bem
sabe, os tons não protegem contra interferencia alguma, e a não ser para
evitarem que estejam a ir para o ar por passar uma mosca por perto, não vejo
qualquer utilidade no uso dos mesmos. Poderá o colega dizer que servem para
não colocar-mos no ar varios repetidores. Correcto e afirmativo, mas para
que é que serve isso?...Só para aumentar a confusão. Dou-lhe um exemplo. Faz
umas semanas, estava eu a utilizar o repetidor da serra do Marão, em
145.650. Claro que eu não colocava o de Foia no ar, porque estava com o tom
do Marão, mas o meu sinal estava la no receptor de Foia com a "bisga" toda,
pois estou em linha de vista. Entretanto apareceram em Foia uns colegas, que
como não me escutavam, começaram a usar o repetidor. Ora deixei eu de
escutar o Marão, e quando eu saia a falar para o Marão atirava com o
repetidor de Foia imediatamente abaixo, interrompendo o QSO que la se
iniciou, É de salientar que eu ja estava a usar o Marão antes de começarem a
usar Foia, por isso não ia ficar a meio de um QSO para que Foia funcionasse.
Aquilo deu cobras e lagartos, insultos e opiniões ridiculas sobre os motivos
do repetidor estar só a cair etc etc!...se não houvesse tons, ou se fossem
todos iguais esta situação não acontecia. Imagine que algum colega está a
usar os 145.700 do Trevim a partir de Lisboa, com o SQL selectivo activado.
Apesar do SMETER indicar sinal (pois ele está receber), só vai escutar audio
com o repetidor de Trevim. Pode acontecer alguem de Lisboa tambem estar a
usar Santiago do Cacem mas como ele não escuta Santiago, toca a chamar, e a
interferir ainda que involuntariamente no QSO que estaria a decorrer em
Santiago. É para isto que serve os tons na emissão do repetidor e os tonSQL
nos receptores. Os repetidores de amador são uma rede aberta e não uma rede
privada. Aí sim normalmente usa-se o sistema de tons em RX e TX.
Esclarecido???

73 de CT4RK