ARLA/CLUSTER: Re: Repetidor CQ0DCH

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Segunda-Feira, 24 de Agosto de 2009 - 01:09:13 WEST

Esqueceu-se de enumerar o ponto c) da recomendação:

"... If there is a real need for more repeater channels (see section10),
it is recommended that
Societies or Repeater Groups consider setting up a repeater system on
the higher
frequency band(s)..."

Era bem mais engraçado testar os 1.2GHz... O argumento do "teste", em
Portugal significa dez anos.

Depois temos a questão do número de utilizadores, deste modo, nesta
região, já para não dizer país.

Porque não utilizar uma frequência exclusiva para repetidores?

Anda a IARU a pedir o alargamento do espectro para 144-148 e nós em vez
de argumentar-mos que este segmento está mais que lotado ainda
recorremos a argumentos da "boa vontade".

Ainda há uns meses o ICP-ANACOM andava a emitir autos aos detentores de
sistemas "Echolink" neste segmento e agora faz isto!?

Já para não falar em comunicações codificadas. Não se esqueçam que o
D-STAR é um sistema CODEC proprietário e  a sua utilização pressupõe a
compra obrigatória de hardware a uma certa empresa (não é a ICOM) e
muito provavelmente patenteado.

Enfim...

73 ct1enq