ARLA/CLUSTER: Portable Logbook Software

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 4 de Agosto de 2009 - 10:58:42 WEST

Jorge,

O que dizes é evidentemente verdade, mas pode não responder à
necessidade. Se se instalar um programa numa unidade dessas ele
funcionará sempre desde que essa unidade seja utilizada no mesmo PC e
tenha associada a mesma unidade lógica. Qualquer outra situação é uma
incógnita.

O conceito de portabilidade exige que a instalação do programa seja
100% autocontida, isto é que o programa instalado contenha todos os
componentes de que necessita e que não armazene informação em qualquer
outra área do sistema, em particular no "registry". Se isto acontecer,
então o programa instalado nessa unidade pode ser executado em
qualquer computador, sem nenhuma operação prévia de instalação.
Chama-se a isto uma aplicação portátil e existem centenas de programas
especialmente adaptados para o efeito.

Dito isto, tenho verificado que há muitos programas que, não sendo
expressamente portáteis, trabalham igualmente bem nestas condições.
A minha regra é sempre verificar se o programa pretendido trabalha nas
condições desejadas, antes de ir à procura de uma versão portátil.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ