  From: antonio matias
  To: cluster  radio-amador.net
  Sent: Monday, April 27, 2009 11:22 AM
  Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Concursos VHF e UHF Portugueses

  Bom Dia.

  Em primeiro lugar gostaria de justificar a pretensão na convergência
  e uniformização das regras dos concursos.
  Demograficamente, Portugal é uma Ilha, dum lado temos o mar e do outro a Espanha.
  Embora vizinhos, na realidade têm as portas da casa viradas para ruas diferentes.
  Queiramos quer não, são os que temos, e é com eles que temos de conviver.
  Também temos a sul Marrocos e Mauritânia dentro do alcance para VHF, mas a população de radioamadores nestes países
  é escassa.
  Assim sendo, havendo muitos entusiastas de concursos em ambos os países, muito mais em EA, é de todo o interesse
  adoptar as regras que por lá se usam.
  Atenção aos mais chauvinistas que as regras não são Espanholas, são na verdade as da IARU.
  Isto de campeonatos em FM, julgo ser um aberração que por cá se desenvolveu.
  lembro os colegas que nos variados concursos internacionais que participo, é vulgar conseguir-se contactos
  via TROPO a mais de 1000 Km continentais e 1500Km sobre mar.
  As estações participantes em portátil ou fixo, usam equipamentos de topo, e demoram até 5 horas para montar tudo.
  Sets de Direccionais enfasadas, mastros, rotores, pré-amplificadores de recepção, Amplificadores de potencia,
  Cabos de baixas perdas, etc etc.
  Também na logística, pois como são campeonatos de dois dias, há que levar comida, e onde dormir etc etc.
  Aqui se revela o esforço dos colegas que em verdadeiro gosto pela actividade, passam  a noite sozinhos
  nas montanhas, ao frio e sob condições agrestes.
  Não querendo descurar dos esforços dos colegas que participam nos  concursos nacionais, e ainda bem que participam,
  mas acham que isto tem algo a ver com a montagem de uma X510 num buraco de um talefe qualquer
  e puxar um cabo coaxial para dentro do carro?
  Fazer duas dúzias de contactos a distancias consideravelmente pequenas, quase locais?

  Acho que de futuro se tem de adoptar em Portugal as recomendações da IARU e fazer concursos de VHF exclusivamente em SSB/CW.
  Até mesmo, se for preciso, invalidar contactos feitos em FM.
  Pois assim, veríamos muito maior afluência de participantes de todo pais e estrangeiro por parte das estações que regularmente
  obtêm grandes feitos nestas actividades.
  Por certo que seria do agrado das associações também.

  A ver se a bom consenso chegaremos.

  73's
  Matias