ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 - 21:46:08 WEST

Ola Rodrigo!

Obrigado pela atençao disponibiliada!

O tempo eh algo tao precioso nos dias de hoje de facto!

Bom, mas a respeito do assunto, ja fiz um "checkup" as afinaçoes que efectuei, nao tivesse escapado algo.

Nao cheguei a nenhuma conclusao, ou seja, parece que procedi correctamente, e que tudo esta "aparentemente" OK!

Entre diversas mediçoes, destaco a frequencia do oscilador local, que esta muito precisa e estavel.

Em relaçao a tabela apresentada na pagina 3-2 do manual de serviço, tambem estao em condormidade com o meu radio.

FREQUENCY                   MODE

8.213.50 MHz                 LSB

8.216.50 MHz                 USB

8.215.80 MHz                 CW

8.215.80                        AM

Nao me recordo com precisao, mas quando adqui o radio, tenho a impressao que quando sintonizava uma estaçao de onda media, como por exemplo os 666 KHz da Antena 1 ( em modo AM ) e depois mudava o receptor para bandas laterais, o audio ficava estranho e tinha necessidade de alterar ligeiramente a frequencia para os lados (conforme USB  ou LSB), de forma a escutar a estaçao com nitidez e audio "puro".

Creio que ao fazer este ajuste, estava a proceder ao ajuste zero-beat?

Actualmente, quando sintonizo qualquer estaçao em AM e mudo para SSB, nao ha necessidade de mexer na frequencia, pois o audio ja encontra-se "limpo". Se mesmo assim alterar ligeiramente a frequencia, nesse caso sim, o audio fica distorcido.

De resto nao encontro nenhum outro "fenomeno" estranho no radio, tem uma escuta excelente e boa qualidade de transmissao tambem.

Mas como aqui, nada pode passar-me ao lado (proprio da minha forma de ser), gostaria de saber o que se passa, caso alguem tenha a amabilidade de explicar, sempre aprendo mais algumas coisas!

P.S. - Nao encontro nenhum ponto no circuito do radio, onde seja possivel proceder ao ajuste nos modos de SSB.

Obrigado!

Com os melhores 73!

Miguel - CT2JUT