ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 12 de Abril de 2009 - 19:20:24 WEST

Colega MiguelAntes de poder comparar as bandas laterais, tem que se
certificar que o radio está exactamente na frequencia. A frequencia das
broadcastings estão certas de 5 em 5 KHz. No meu batente por exemplo a
referencia de 10 MHz é por GPS. Como tal são um bom calibrador. Estações
como a DW, BBC, RFI, RNW, REE, etc, estão sincronizadas por GPS. Não
acredite nas chinesas nem nas árabes. Deverá colocar o dial na frequencia
certa, na maior resolução possivel e depois procurar ver se está em zero
beat perfeito. A   tonalidade da voz, tem que ser igual em AM e em SSB a
zero beat. Não sei qual a resolução do radio, mas se tiver resolução de 1 ou
10 Hz é a que deve utilizar. Alguns radios tem uma resolução grosseira de
100 Hz, como por exemplo 7085.2. O melhor é 7085.27, ou mesmo 7085.276. E já
agora qual é o rádio? É o FT840?...Normalmente, nos radios com várias
conversões, um pequeno erro em cada oscilador, vai somando, e o resultado
final pode dar origem a esses desvios. Por outro lado, o filtro, se for de
cristal ou ceramico, não é plano na sua resposta, e pode ter ganhos
diferentes em USB e LSB. No entanto, se os flancos forem identicos, não se
deve notar diferença de tonalidade.

73 de CT4RK

2009/4/12 Rodrigo <ct1bxt  gmail.com>

> Ola Tomaz.
>

> Ver no manual de serviço a pagina 3.2 e acertar as frequências como lá está
> mencionado. Pode-se ouvir o audio a mudar quando se muda a frequência..
>
> Boa Pascoa
>

> 73
> Rodrigo
> ct1bxt

> --
> A utilizar o cliente de correio revolucionário da Opera:
> http://www.opera.com/mail/

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve as
frequencias de radio. Não use a rede electrica para transmitir dados. O PLC
ao PLC. Proteja o ambiente

destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM. Se não desejar
receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER-
no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas
configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a
legislação Europeia sobre o envio de mensagens (Directiva 2000/31/CE do
Parlamento Europeu; Relatório A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).