ARLA/CLUSTER: Modulacao em bandas laterais

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Domingo, 12 de Abril de 2009 - 15:44:56 WEST

Ola Carlos!

Obrigado tambem ao Rodrigo e aos restantes colegas presentes neste email tematico!

Vou tentar trazer regularmente assuntos de discussao tecnica, a fim de trocarmos ideias, experiencias e ate aprender!

Ultimamente tenho assistido a "zangas" e pedidos de exclusao to cluster, no meu ver talvez seja devido a falta de conteudo tecnico de forma a por a massa cinzenta a funionar! :P

Nao me levem a mal, pois nao estou a criticar ninguem. Estou somente a tentar levar este cluster para algo ainda melhor do que ja temos! ;)

Bom isto foi um pouco "off-topic" mas senti-me melhor ao dize-lo.

Quanto ao "problema" das bandas laterais:

Quando afinei os circuitos tive muita atençao, mas as vezes sempre escapa algo...

Possuo osciloscopio, frequencimetro, gerador de sinais de audio e de rf.

Compreendo o +/- o funcionamento em bandas laterais, talvez nao o suficiente para sentir-me como um "patinho na agua"! LoL

Quando afinei o radio ( segundo o manual de serviço ), nao me recordo de fazerem referencia a afinaçao dos osciladores de bandas laterais, mas lembro de ajustar o " Mixer Balance". Nao encontro potenciometros ou transformadores que façam referencia a USB e LSB.

Vou pesquisar mais um pouco!

Para ja, procedi com a ideia de usar as broadcastings, como havia dito o Mourato.

Sintonizo em AM, depois mudei para LSB, onde nao houve necessidade de mexer no fine-tuning, pois ja escutava-se o som muito nitido!

Repeti para USB e o mesmo sucedeu, tambem nao havia necessidade de afinar, pois aquele som "amalucado" que surge quando desviamos um pouco a frequencia para os lados nao aparecia. Estava portanto no sitio correcto.

Depois percorri algumas BC no modo USB e LSB.

Sempre que parava na frequencia correcta, coincidia para o melhor audio (nitido).

Parece-me estar tudo OK, mas sinceramente nao gosto da diferença entre o ruido entre USB e LSB quando fora de estaçao.

Obrigado e Boa Pascoa!

73 de Miguel